Cientistas pesquisaram, pesquisaram e provaram por A+B, que
o Q.E. (Quociente Emocional) é o maior responsável pelos nossos sucessos ou
fracassos. O Q.E. (Quociente Emocional) pode ser desenvolvido e estimulado, ao
contrário do Q.I (Quociente de Inteligência). O problema é que sempre mediram
nosso Q.I., deixando de lado o aspecto emocional.
Entenda-se por Inteligência Emocional o uso intencional de
suas emoções agindo a seu favor, com isso produzindo resultados positivos.
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Segundo o Dr. Hendrie Weisinger nossa inteligência emocional
pode ser desenvolvida, principalmente, por estes três meios:
01. Amplie sua autoconsciência:
Procure perceber o modo como você faz suas
ponderações e avaliações, sua atuação em relação aos colegas de trabalho ou
atendimento a seus clientes. Basicamente, procure prestar atenção em seus atos
e sentimentos, lembre-se que a percepção que os outros têm de nós é muito
diferente de nossa autopercepção, ou seja, a forma que nos vemos é,
completamente, diferente da que forma com que os outros nos veem. Um exemplo é
a velha história da fita de vídeo ou da fotografia.
É incrível a quantidade de pessoas que não
se reconhecem ou que acreditam não serem fotogênicas. Para ampliar a
autoconsciência é preciso realizar autocríticas regularmente, mas de uma
maneira ordenada.
Escreva no papel as percepções que tem de si
mesmo e pergunte a alguém em que você confie e que admire se a forma como os
outros lhe veem não é muito diferente da forma como você se vê. É um exercício
bastante enriquecedor, vale a pena experimentar, mas esteja aberto a críticas e
sugestões. O feedback é sempre um presente.
02. Controle suas emoções:
Procure redirecionar sua energia emocional
para buscar resultados positivos em todas as suas situações de vida. Pratique
exercícios como desenvolver diálogos internos mais construtivos, procurar
tornar um hábito ser um bom "solucionador de problemas".
Controle sua excitação, pois o corpo fala e
pode demonstrar raiva, ansiedade, desânimo, desinteresse e uma série de atos
que podem prejudicá-lo. Faça do entusiasmo e bom humor grandes aliados em seus
combates diários.
Neste ponto vai ficar claro que você pode
ser seu melhor amigo, bem como seu maior inimigo. Saiba que um pensamento é
apenas um pensamento, o qual pode ser modificado e que emoções como
ressentimento, excesso de críticas e culpa de forma exagerada são muito
prejudiciais a sua carreira.
Lembre-se que a vida é feita por
relacionamentos e são suas emoções que os regem. Aprender a controlar e, principalmente,
a gerir suas emoções é um enorme diferencial neste novo mundo competitivo. O
verdadeiro poder está na capacidade de amar a si mesmo, bem como saber
distribuir e compartilhar este amor.
A vida é relativamente simples, mas o ser
humano é extremamente complexo.
03. Aprenda a se automotivar
Ainda segundo o Dr. Hendrie, temos quatro
grandes fontes de automotivação. São elas:
1. Você mesmo com suas crenças e atitudes
Você é exatamente aquilo que pensa que é. A frase "não
sou bom o bastante" não deve fazer parte do seu vocabulário. Todos nós
somos dotados de uma capacidade enorme de aprender, aliás, o aprendizado, o
conhecimento é o que nos diferencia dos outros animais.
O problema é que pensamos que sabemos muito e fazemos muito
pouco, ou como diz a consultora Inês Cozzo "saber e não fazer, é ainda não
saber." Mais do que motivação o que existe é automotivação, porque você só
faz se você quiser, se houver comprometimento.
Atitudes podem ser mudadas, mas nunca esqueça que são elas
que lhe fazem feliz ou infeliz, realizado ou fracassado, tudo é uma questão de
escolha e ninguém pode ou deve escolher por você.
2. Pessoas a sua volta
Busque apoio e incentivo em amigos e parentes. Fuja dos
pessimistas de plantão, eles estão bem próximos dizendo o quanto tudo está
errado, porém fazem pouco para mudar a situação.
Muitos pessimistas se auto-rotulam de realistas, mas na
verdade o novo e o desconhecido os amedrontam. Seja seletivo em relação a suas
amizades, o que não quer dizer, que você deve ser preconceituoso, mas sim que
deve procurar ter em sua equipe pessoas positivas, de alto astral e que
iluminem o ambiente.
Nos momentos de crise, elas fazem a diferença, são mais
dispostas a enfrentar novos desafios e tendem a ter melhores resultados.
3. Mentor emocional
Tenha uma figura-modelo real ou fictício, alguém que
realmente lhe inspire. Afinal, todos temos momentos de desânimo, apatia, aquela
sensação de que nada vai dar certo. Pense em alguém que você admira, seja um
ente querido, um grande atleta ou empresário.
Você acha que foi fácil para ele? Não. Houve crises,
fracassos, derrotas. A diferença: eles souberam levantar, compreenderam que a
adversidade faz parte da vida e não pode ser evitada, mas sim compreendida.
Use esses exemplos de vida como parâmetros, se eles
conseguiram, por que você não pode conseguir também?
4. Ambiente e instalações
Transforme o seu local de trabalho em algo alegre e
agradável. Fatores como o ar, iluminação, cores e decoração fazem parte dos
"detalhes" que nos levam ao sucesso. No seu local de trabalho evite
cores escuras, use cores alegres, sempre que puder mude o ambiente físico com
uma nova decoração, troque os móveis de lugar, muitas vezes nem é preciso muito
investimento para mudar.
Nesse aspecto, as mulheres são campeãs. Pergunto: quantas
vezes sua mulher fez você mudar a estante e o sofá da sala somente para mudar
um pouco o ambiente? Elas são eternas insatisfeitas, o que é muito bom, pois é
assim que se muda o mundo.
Lembre-se: onde se ganha o pão, o solo é sagrado. Transforme o seu local de trabalho em um refúgio
aconchegante, um lugar agradável, ideal para se buscar inspiração.
A inteligência emocional é algo que pode ser aprendida e
aperfeiçoada, pois quando estamos motivados enfrentamos crises e obstáculos com
muito mais coragem e determinação, somos mais criativos e propensos a levar
nossas ações até um bom e feliz fim.
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