Pular para o conteúdo principal

Gestão de Talentos

Gestão de Talentos: Conceitos

O êxito das empresas depende do aperfeiçoamento e desenvolvimento dos funcionários comprometidos com a visão da organização. A força de um trabalho de alta qualidade profissional com colaboradores altamente engajados é única verdadeira vantagem competitiva que uma empresa deseja ou possui. 

De acordo com pesquisas, 80% do valor da sua empresa é atribuído às habilidades, competências organizacionais, experiências e desempenho de seus colaboradores, ou simplesmente os ativos intangíveis das organizações.




As organizações necessitam encontrar colaboradores qualificados, potencializar o melhor de suas capacidades, identificar e desenvolver pessoas através de um Educação Corporativa, promover a aprendizagem permanente e manter seus funcionários motivados. 

A Gestão de Talentos é uma estratégia empresarial que admite gerar resultados de forma efetiva, é um processo que garante a organização ter a quantidade e a qualidade das pessoas na medida certa para satisfazer os objetivos estratégicos de seus negócios imediatos e futuros.

Desta forma, a organização precisa entender seu ambiente corporativo e implementar as estratégias de gestão de talento corretas que sejam alinhadas a sua cultura corporativa, para que seus colaboradores possam promover o sucesso de sua organização. 

Qual a importância da gestão de talentos?

O talento dos colaboradores tem um papel estratégico fundamental na valorização do capital humano na empresa. Na atualidade, a gestão de talentos é uma vantagem competitiva no mercado. Buscar profissionais com talento, saber retê-los, geri-los e desenvolve-los é uma tarefa complexa. 


Os profissionais com talento acrescentam valor a organização produzindo ativos intangíveis fundamentais para o crescimento sustentável da mesma. 

Os profissionais com talento específicos, apresentam melhores resultados de desempenho, rentabilidade mais elevada, têm responsabilidade sobre seu crescimento pessoal, adaptam-se à mudança e são geralmente proativos. 

Basicamente a gestão de talentos atua nas áreas de:

1.  Desenvolvimento profissional
2.  Avaliação
3.  Reconhecimento
4.  Carreira





Quais são os processos da Gestão de Talentos?

Compreensão dos objetivos da Empresa: o objetivo é entender a organização e determinar a necessidade de talentos.

Saiba mais: O que é um projeto?

Buscar talentos: onde estão os melhores talentos da empresa? 
Buscar encontrar os colaboradores que atendem a visão da organização é a principal atividade nesse processo.

Atrair talentos: nesta fase o importante é atrair as pessoas talentosas para trabalhar nos projetos principais da empresa.

Recrutar talentos: nesse processo as pessoas são convidadas a aderir à organização.

Selecionar: encontrar pessoas com diferentes qualificações habilidades e competências para qualificação de acordo com a descrição do trabalho.

Treinamento e desenvolvimento: depois de recrutar os melhores colaboradores, eles são treinados e desenvolvidos para obter o resultado através da educação corporativa da empresa.

Leia também: O que é Análise SWOT?

Retenção: é um dos propósitos centrais de gestão de talentos. A retenção depende de vários fatores, tais como pacote de remuneração e benefícios, desafios envolvidos no trabalho, desenvolvimento pessoal, reconhecimento, a cultura e o ajuste entre trabalho e talento.

Promoção: ninguém pode trabalhar sempre em uma organização com as mesmas funções e as mesmas responsabilidades de sempre. Tem que haver um plano de carreira atraente.

Mapeamento de competências: avaliação dos funcionários sobre os seus conhecimentos, habilidades, potencial de desenvolvimento e atitude é o próximo passo.

Avaliação de desempenho: medir o desempenho real de um funcionário é necessário para identificar o seu verdadeiro potencial. É um ponto chave para certificar se a pessoa pode ser encarregada de uma responsabilidade nova, ou não.

Planejamento de carreira: se o indivíduo conseguir lidar com a pressão de trabalho e responsabilidades extras, então a gestão precisa planejar a sua carreira para que ele, ou ela, se sinta recompensado. É bom reconhecer seus esforços para mantê-las na organização por um longo período de tempo.

Planejamento sucessório: quem irá substituir quem no futuro? O funcionário que deu o seu melhor e tem se dedicado a visão da organização por um longo tempo, definitivamente merece uma posição mais acima. A gestão tem que pensar sobre quando e como a sucessão ocorrerá.

Desligamento: o processo termina quando um colaborador se aposenta ou não faz mais parte da empresa. Uma organização que trabalha com o princípio da excelência na gestão do capital humano, apoiar até mesmo um ex-funcionário na sua aposentadoria ou recolocação dentro da organização.

Agora vamos falar sobre estratégias para gestão de talentos. 



Veja alguns passos para colocar em prática a Gestão de Talentos:

1. Qual o objetivo principal de sua Gestão de Talentos?

O objetivo da gestão de talentos é ajudar a empresa atingir seus objetivos gerais. Diante disso, é fundamental que seus objetivos estratégicos direcionem a qualidade e a quantidade do talento dos seus colaboradores. 

Por exemplo, se uma empresa está diminuindo sua parcela no mercado, a pergunta que define a estratégia seria: que tipo de talento vamos precisar para dar a ação e orientação necessária para mudar tais coisas?

2. Construa Talento Sustentável

Construa uma gama de talentos a partir de diversas fontes, vinculando os seus processos de planejamento de sucessão. Em seguida, colocar em prática a estratégia de retenção de seus melhores colaboradores e oferecer o desenvolvimento de carreira atraentes e desafiadoras. 

A capacidade de uma empresa para se destacar, depende do alto desempenho de todos os seus colaboradores chaves ao negócio, e da sua capacidade de desenvolver e promover este talento através de uma educação corporativa solida e inovadora.

3. Crie uma cultura de recompensa por desempenho

Na gestão de talentos, deve-se implementar uma cultura de remuneração por resultados alcançados, que premia os colaboradores quando alcançam os objetivos chaves dos projetos da empresa. 

Use ferramentas para acompanhar o desempenho dos colaboradores. A organização pode implementar uma análise de desempenho trimestral que fornece um feedback mais rápido aos funcionários. 

Aproveitando a analise deste feedback para melhorar o desempenho do colaborador em um curto e médio prazo, aperfeiçoando desta forma o desempenho geral da empresa, de informação e conhecimento em todos os níveis.

4. A Gestão de Pessoas e os líderes.

As divulgações dos novos objetivos estratégicos mais bem-sucedidas são promovidas pela gestão de pessoas com o apoio permanente do CEO e outros líderes engajados que fornecem os recursos necessários, a comunicação, o orçamento e o apoio necessários para o sucesso dos projetos. 

A gestão de talentos deve ser confiada a consultores que executam o processo de gestão de talentos, por essa razão que não só devem ter a aprovação de suas iniciativas, mas também intenso apoio da liderança da empresa, para o bom ajuste se necessário da gestão.

5. Análise das tendências e demanda de talentos

A plataforma móvel é forma de comunicação dominante e a ferramenta de interação em organizações que adotam os melhores processos e práticas de forma rápida. Os colaboradores hoje gerenciam quase todos os aspectos de sua vida profissional de forma digital. 

Sendo assim, os líderes da empresa precisam promover fortemente a execução das iniciativas de gestão de talentos em todos os meios portáteis e através das diversas redes existentes.


6. Iguale metas e objetivos em sua empresa.

Para certificar que seus colaboradores estão realizando seu trabalho nos mais altos níveis de desempenho, a empresa precisa ter convicção de que todos estão atingindo os objetivos certos. 

No entanto, isso é complicado de fazer se sua empresa não estabeleceu objetivos estratégicos claros ou seus colaboradores. Incentivar a comunicação na empresa sobre os objetivos pessoais e como eles se alinham com a visão organizacional, não apenas envolve os colaboradores, mas garante que todos estarão alinhados quando houverem mudança organizacionais.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário ou dúvidas!

Carlos Felipe

educacional.contato@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Andragogia: Pilares e Princípios

Andragogia: Como os adultos aprendem? Os adultos aprendem melhor: quando suas necessidades e interesses, situações de vida, experiências, autoconceitos e diferenças individuais são levados em consideração. 1 – Os adultos são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará: portanto, esses são os pontos de partida adequados para organizar as atividades de aprendizagem dos adultos; 2- A orientação da aprendizagem dos adultos é centrada na vida: portanto as unidades adequadas para organizar aprendizagem de adultos são situações da vida, não assuntos. 3- A experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem dos adultos: portanto, a metodologia central da educação de adultos é a análise de experiências. 4 – Os adultos tem uma forte necessidade de se autodirigir: portanto, o papel do professor é se envolver em um processo de questionamento mútuo com eles, em vez de transmitir seu conhecimento a eles e, a seguir, aval...

DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

Cientistas pesquisaram, pesquisaram e provaram por A+B, que o Q.E. (Quociente Emocional) é o maior responsável pelos nossos sucessos ou fracassos. O Q.E. (Quociente Emocional) pode ser desenvolvido e estimulado, ao contrário do Q.I (Quociente de Inteligência). O problema é que sempre mediram nosso Q.I., deixando de lado o aspecto emocional. Entenda-se por Inteligência Emocional o uso intencional de suas emoções agindo a seu favor, com isso produzindo resultados positivos. Leia também:  Saiba como fazer um apresentação excelente Segundo o Dr. Hendrie Weisinger nossa inteligência emocional pode ser desenvolvida, principalmente, por estes três meios: 01.    Amplie sua autoconsciência : Procure perceber o modo como você faz suas ponderações e avaliações, sua atuação em relação aos colegas de trabalho ou atendimento a seus clientes. Basicamente, procure prestar atenção em seus atos e sentimentos, lembre-se que a percepção que os outros têm de nós é mui...