Pular para o conteúdo principal
O que é um Projeto?

O gerenciamento de projetos abrange a aplicação de conhecimentos, habilidades e técnicas na elaboração de atividade relacionada para atingir a um conjunto de objetivos pré-estabelecidos, num prazo determinado, com um certo custo e qualidade, através da mobilização de recursos técnicos e humanos.

Neste ambiente, dois fatores são essenciais para o bom andamento da gestão: planejamento e controle.

Bem, então o que é um projeto?

Conceitualmente, o projeto é a menor unidade administrativa de qualquer plano ou programa. Além disto, o projeto pode ser definido como uma coleção de atividades interligadas executadas de maneira organizada, com um ponto de partida e um ponto de conclusão claramente definidos para alcançar alguns resultados específicos que satisfaçam as necessidades da organização quando derivados dos planos de negócios atuais da organização.



Adicionalmente, um projeto surge em resposta a um problema concreto. Elaborar um projeto é, antes de qualquer coisa, contribuir para a solução de problemas, transformando ideias em ações.

O documento chamado projeto é o resultado obtido ao se “projetar” no papel tudo o que é necessário para o desenvolvimento de um conjunto de atividades a serem executadas:

1.   Quais são os objetivos
2.   Que meios serão buscados para atingi-los
3.   Quais recursos serão necessários
4.   Onde serão obtidos
5.   Como serão avaliados os resultados

Um projeto é um empreendimento com características próprias, tendo princípio e fim, conduzido por pessoas, para atingir metas estabelecidas dentro de parâmetros de prazo, custo e qualidade.

Um projeto é um empreendimento temporário cujo objetivo é criar um produto ou serviço distinto e único.

Temporário – um projeto tem um ponto definido de início e de fim.

Único – no sentido de que o produto do projeto pode ser diferenciado de outros.

Portanto, um projeto é um esforço temporário para alcançar alguns objetivos específicos em um momento definido.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário ou dúvidas!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Andragogia: Pilares e Princípios

Andragogia: Como os adultos aprendem? Os adultos aprendem melhor: quando suas necessidades e interesses, situações de vida, experiências, autoconceitos e diferenças individuais são levados em consideração. 1 – Os adultos são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará: portanto, esses são os pontos de partida adequados para organizar as atividades de aprendizagem dos adultos; 2- A orientação da aprendizagem dos adultos é centrada na vida: portanto as unidades adequadas para organizar aprendizagem de adultos são situações da vida, não assuntos. 3- A experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem dos adultos: portanto, a metodologia central da educação de adultos é a análise de experiências. 4 – Os adultos tem uma forte necessidade de se autodirigir: portanto, o papel do professor é se envolver em um processo de questionamento mútuo com eles, em vez de transmitir seu conhecimento a eles e, a seguir, aval...

DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

Cientistas pesquisaram, pesquisaram e provaram por A+B, que o Q.E. (Quociente Emocional) é o maior responsável pelos nossos sucessos ou fracassos. O Q.E. (Quociente Emocional) pode ser desenvolvido e estimulado, ao contrário do Q.I (Quociente de Inteligência). O problema é que sempre mediram nosso Q.I., deixando de lado o aspecto emocional. Entenda-se por Inteligência Emocional o uso intencional de suas emoções agindo a seu favor, com isso produzindo resultados positivos. Leia também:  Saiba como fazer um apresentação excelente Segundo o Dr. Hendrie Weisinger nossa inteligência emocional pode ser desenvolvida, principalmente, por estes três meios: 01.    Amplie sua autoconsciência : Procure perceber o modo como você faz suas ponderações e avaliações, sua atuação em relação aos colegas de trabalho ou atendimento a seus clientes. Basicamente, procure prestar atenção em seus atos e sentimentos, lembre-se que a percepção que os outros têm de nós é mui...

Gestão de Talentos

Gestão de Talentos: Conceitos O êxito das empresas depende do aperfeiçoamento e desenvolvimento dos funcionários comprometidos com a visão da organização. A força de um trabalho de alta qualidade profissional com colaboradores altamente engajados é única verdadeira vantagem competitiva que uma empresa deseja ou possui.  De acordo com pesquisas, 80% do valor da sua empresa é atribuído às habilidades, competências organizacionais, experiências e desempenho de seus colaboradores, ou simplesmente os ativos intangíveis das organizações. Saiba mais:  DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO As organizações necessitam encontrar colaboradores qualificados, potencializar o melhor de suas capacidades, identificar e desenvolver pessoas através de um Educação Corporativa, promover a aprendizagem permanente e manter seus funcionários motivados.  A Gestão de Talentos é uma estratégia empresarial que admite gerar resultados de forma efetiva, é u...