Pular para o conteúdo principal

Ações pedagógicas em instituições não escolares

Ações pedagógicas em instituições não escolares

As ações pedagógicas fazem-se indispensáveis para o desenvolvimento humano e intelectual dentro das organizações. A pedagogia hoje é critério de qualidade nas ações de treinamento e desenvolvimento nas instituições não escolares.



Segundo Teixeira (2016, p. 37) as intervenções pedagógicas nas instituições não escolares têm que ser capazes de responder tais questionamentos: 

O que é aprendido? Como é aprendido? Como a aprendizagem ocorre? Quando a aprendizagem ocorre?

Chiavenato (2009) afirma que o aprendizado deve ser organizado e contínuo, afetando e envolvendo todos os membros da organização e não apenas alguns deles.

Saiba mais: Pedagogia Empresarial

Um grande equívoco das empresas é justamente deixar de treinar todos seus colaboradores, e isso é muito comum acontecer. A prática desse desenvolvimento do conhecimento conforme afirma:

Vai além de um ou outro treinamento, o processo deve ser contínuo, pois o mercado de trabalho exige cada dia mais, pessoas com habilidades, competências e bem qualificadas, ou seja, é de suma importância recrutar as pessoas certas, mantê-las, motivá-las e desenvolvê-las, independentes de que seja, do que façam. Para quem façam ou onde façam. (CHIAVENATO, 2009, p.89)

Nessa linha de pensamento sem dúvidas, a pedagogia nas instituições não escolares se torna benéficas para as organizações, tendo em vista as ações que podem ser tomadas dentro desses conceitos discutidos.

Chiavenato (2009) afirma que estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica. 

Segundo Teixeira (2016, p.39) a ação pedagógica é muito mais que planejar, executar e avaliar o desempenho, é construir com o sujeito que aprende uma educação que o faça sonhar e poder realizar esse sonho.

Por isso que a ação pedagógica trabalha com foco no objetivo de proporcionar as pessoas envolvidas em processos educacionais, que busquem outras possibilidades para suas vidas e de seus familiares.

Saiba mais: Gestão de Talentos

Referências: 

CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos: como incrementar talentos na empresa. 7.ed. Barueri, São Paulo: Atual, 2009.
TEIXEIRA, Edson Alves. Gestão pedagógica na educação profissional: a ação do pedagogo nas organizações. 1ª. Ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2016.


Gostou do artigo? Deixe seu comentário ou dúvidas!

Carlos Felipe
educacional.contato@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Andragogia: Pilares e Princípios

Andragogia: Como os adultos aprendem? Os adultos aprendem melhor: quando suas necessidades e interesses, situações de vida, experiências, autoconceitos e diferenças individuais são levados em consideração. 1 – Os adultos são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará: portanto, esses são os pontos de partida adequados para organizar as atividades de aprendizagem dos adultos; 2- A orientação da aprendizagem dos adultos é centrada na vida: portanto as unidades adequadas para organizar aprendizagem de adultos são situações da vida, não assuntos. 3- A experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem dos adultos: portanto, a metodologia central da educação de adultos é a análise de experiências. 4 – Os adultos tem uma forte necessidade de se autodirigir: portanto, o papel do professor é se envolver em um processo de questionamento mútuo com eles, em vez de transmitir seu conhecimento a eles e, a seguir, aval...

DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

Cientistas pesquisaram, pesquisaram e provaram por A+B, que o Q.E. (Quociente Emocional) é o maior responsável pelos nossos sucessos ou fracassos. O Q.E. (Quociente Emocional) pode ser desenvolvido e estimulado, ao contrário do Q.I (Quociente de Inteligência). O problema é que sempre mediram nosso Q.I., deixando de lado o aspecto emocional. Entenda-se por Inteligência Emocional o uso intencional de suas emoções agindo a seu favor, com isso produzindo resultados positivos. Leia também:  Saiba como fazer um apresentação excelente Segundo o Dr. Hendrie Weisinger nossa inteligência emocional pode ser desenvolvida, principalmente, por estes três meios: 01.    Amplie sua autoconsciência : Procure perceber o modo como você faz suas ponderações e avaliações, sua atuação em relação aos colegas de trabalho ou atendimento a seus clientes. Basicamente, procure prestar atenção em seus atos e sentimentos, lembre-se que a percepção que os outros têm de nós é mui...

Gestão de Talentos

Gestão de Talentos: Conceitos O êxito das empresas depende do aperfeiçoamento e desenvolvimento dos funcionários comprometidos com a visão da organização. A força de um trabalho de alta qualidade profissional com colaboradores altamente engajados é única verdadeira vantagem competitiva que uma empresa deseja ou possui.  De acordo com pesquisas, 80% do valor da sua empresa é atribuído às habilidades, competências organizacionais, experiências e desempenho de seus colaboradores, ou simplesmente os ativos intangíveis das organizações. Saiba mais:  DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO As organizações necessitam encontrar colaboradores qualificados, potencializar o melhor de suas capacidades, identificar e desenvolver pessoas através de um Educação Corporativa, promover a aprendizagem permanente e manter seus funcionários motivados.  A Gestão de Talentos é uma estratégia empresarial que admite gerar resultados de forma efetiva, é u...