Ações
pedagógicas em instituições não escolares
As
ações pedagógicas fazem-se indispensáveis para o desenvolvimento humano e
intelectual dentro das organizações. A pedagogia hoje é critério de qualidade
nas ações de treinamento e desenvolvimento nas instituições não escolares.
Segundo
Teixeira (2016, p. 37) as intervenções pedagógicas nas instituições não
escolares têm que ser capazes de responder tais questionamentos:
O que é
aprendido? Como é aprendido? Como a aprendizagem ocorre? Quando a aprendizagem
ocorre?
Chiavenato
(2009) afirma que o aprendizado deve ser organizado e contínuo, afetando e envolvendo
todos os membros da organização e não apenas alguns deles.
Saiba mais: Pedagogia Empresarial
Um
grande equívoco das empresas é justamente deixar de treinar todos seus
colaboradores, e isso é muito comum acontecer. A prática desse desenvolvimento
do conhecimento conforme afirma:
Vai
além de um ou outro treinamento, o processo deve ser contínuo, pois o mercado
de trabalho exige cada dia mais, pessoas com habilidades, competências e bem
qualificadas, ou seja, é de suma importância recrutar as pessoas certas,
mantê-las, motivá-las e desenvolvê-las, independentes de que seja, do que
façam. Para quem façam ou onde façam. (CHIAVENATO, 2009, p.89)
Nessa
linha de pensamento sem dúvidas, a pedagogia nas instituições não escolares se
torna benéficas para as organizações, tendo em vista as ações que podem ser
tomadas dentro desses conceitos discutidos.
Chiavenato
(2009) afirma que estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica.
Segundo Teixeira (2016, p.39) a ação pedagógica é muito mais que planejar,
executar e avaliar o desempenho, é construir com o sujeito que aprende uma
educação que o faça sonhar e poder realizar esse sonho.
Por
isso que a ação pedagógica trabalha com foco no objetivo de proporcionar as
pessoas envolvidas em processos educacionais, que busquem outras possibilidades
para suas vidas e de seus familiares.
Saiba mais: Gestão de Talentos
Referências:
CHIAVENATO, Idalberto. Treinamento e desenvolvimento de recursos
humanos: como incrementar talentos na empresa. 7.ed. Barueri, São Paulo:
Atual, 2009.
TEIXEIRA, Edson Alves. Gestão pedagógica na educação profissional: a ação
do pedagogo nas organizações. 1ª. Ed. Rio de Janeiro: Autografia, 2016.
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Carlos Felipe
educacional.contato@hotmail.com
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