A presença digital para sua empresa
A presença digital deve ser levada a sério por
empresas de todos os tamanhos – desde uma PME até uma multinacional
Com a ascensão da internet devido ao movimento de
transformação digital dos negócios, a tecnologia se tornou indispensável para a
vida e o trabalho da maior parte das pessoas.
Por conta disso, estar no ambiente online se tornou
fundamental na estratégia de marketing de qualquer marca, produto ou serviço.
Por toda essa relevância, a presença digital deve ser
levada a sério por empresas de todos os tamanhos – desde uma PME até uma
multinacional.
Hoje, com as pessoas cada vez mais conectadas na rede,
seja por meio de smartphones ou por outros dispositivos, é comum recorrer a
internet para qualquer tipo de atividade. Segundo projeções da consultoria
Gartner, até 2020, haverá mais de 26 bilhões de dispositivos conectados.
Isso significa muitas conexões – alguns até estimam
que esse número seja muito maior, mais de 100 bilhões.
Outra questão que não deve inviabilizar o investimento
de uma companhia em ambiente digital é a área de atuação. Por mais específico
que seja um nicho de mercado, é possível chegar até um determinado público-alvo
ou a um cliente em potencial.
É importante que se invista tempo e algum esforço para
que uma empresa se destaque em âmbito digital. Vale lembrar, que a presença
digital não contempla apenas as redes sociais, mas também os acessos da webpage
e o conteúdo noticioso que pode vir a ser publicado em portais online.
É bom ressaltar que a atuação no meio digital deve ser
planejada e só dá resultados se tiver uma estratégia cuidadosa por trás.
Antes de mais nada, os responsáveis pelo marketing
precisam definir um objetivo. Aqui pode ser um aumento de vendas, retenção de
novos clientes, rebranding, ou até mesmo uma rede virtual criada para o
atendimento ao consumidor.
O próximo passo é descobrir como o público escolhido
se relaciona e se comporta na web. Esse processo é de extrema importância, uma
vez que ajuda o gestor de marketing a definir quais os melhores canais para
marcar presença.
Cuidado! A popularidade de um canal, ou de uma rede
social não garante sucesso à uma estratégia de marketing digital.
É preciso saber onde a audiência desejada está para
poder alcançá-la e isso pode envolver outras plataformas. Por fim, defina os
formatos e os conteúdos que serão usados para interagir com o público.
Lembre-se: a presença digital é um ótimo instrumento
para cativar o consumidor e provocá-lo a conhecer uma marca. O engajamento
conquistado por meio de uma estratégia digital é um trunfo para a fidelização e
retenção de novos clientes.
Eduardo Prange — CEO da Zeeng – Data Driven Platform,
e atua com Marketing Digital há mais de dez anos, com participação em mais de
cem projetos relacionados ao tema.
Consultor Carlos Felipe
WhatsApp: (21) 97159-6306
educacional.contato@gmail.com
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