Princípios de sucesso de uma educação
corporativa
Desta forma tais princípios fortalecem o desenvolvimento sustentável da Educação Corporativa da empresa, sendo um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado por uma gestão de pessoas com base em competências, devendo, portanto, instalar e desenvolver nos colaboradores interessados as competências consideradas críticas para a implantação das estratégias empresarias, promovendo um processo de aprendizagem dinâmico e permanente, vinculado a visão da organização, valores, objetivos e metas empresariais.
1. Competitividade:
valorizar a educação corporativa como forma de desenvolver o capital
intelectual e humano dos colaboradores transformando-os efetivamente em fator
de diferenciação da organização frente aos concorrentes, para ampliar sua
potencialidade de competir, aumentando assim seu valor no mercado através do
aumento do valor dos colaboradores.
Significa promover a elevação do patamar de
competitividade empresarial através da instalação de uma Educação Corporativa,
desenvolvendo e consolidando competências empresariais e humanas.
2. Continuidade:
entender a educação corporativa não apenas como um processo de desenvolvimento
e realização do potencial intelectual, físico, espiritual, estético e afetivo
existente em cada colaborador, mas também como um processo de transmissão da
visão cultural da empresa, que exerce influência intencional e sistemática com
o propósito de formação de um modelo mental, a fim de conservar, transmitir,
disseminar, reproduzir ou até mesmo transformar as crenças e valores
organizacionais, para perpetuar a existência da empresa.
3. Conectividade:
privilegiar a construção social do conhecimento estabelecendo conexões,
intensificando a comunicação empresarial e favorecendo a interação de forma
dinâmica para ampliar a quantidade e qualidade da rede de relacionamentos com o
público interno e externo (fornecedores, distribuidores, clientes, comunidade
etc.) da organização que propiciem gerar, compartilhar e transferir os
conhecimentos organizacionais considerados críticos para o negócio.
4. Disponibilidade:
oferecer e disponibilizar atividades e recursos educacionais de fácil uso e
acesso, propiciando condições favoráveis e concretas para que os colaboradores
realizem a aprendizagem “a qualquer hora e em qualquer lugar”, estimulando-os
assim a se responsabilizarem pelo processo de aprendizado contínuo e
autodesenvolvimento integral.
5. Cidadania:
estimular a prática da cidadania individual e corporativa e da construção
social do conhecimento organizacional, através da formação de colaboradores capazes
de refletirem criticamente sobre a realidade organizacional, de construí-la e
modificá-la continuamente, e de atuarem pautados por postura ética e socialmente
responsável, promovendo assim a qualidade nas relação de aprendizagem entre
colaboradores, empresa e sua cadeia de conjunto de valor.
6. Parceria:
entender que desenvolver continuamente as competências críticas dos
colaboradores, no intenso ritmo requerido atualmente no mundo dos negócios, é
uma tarefa muito complexa e audaciosa, exigindo que se estabeleçam relações de
parceria no âmbito interno e externo da empresa, com ideal e interesse comum na
educação desses colaboradores.
7. Sustentabilidade:
ser um centro impulsionador de resultados para a organização, buscando agregar
sempre valor ao negócio com uma visão a longo prazo e sustentável. Significa
também buscar fontes alternativas de recursos que permitam um orçamento próprio
para a Educação Corporativa, buscando a auto sustentabilidade, diminuindo assim
as vulnerabilidades do projeto de Educação Corporativa, a fim de viabilizar um
sistema de educação realmente permanente e estratégico.
Desta forma tais princípios fortalecem o desenvolvimento sustentável da Educação Corporativa da empresa, sendo um sistema de desenvolvimento de pessoas pautado por uma gestão de pessoas com base em competências, devendo, portanto, instalar e desenvolver nos colaboradores interessados as competências consideradas críticas para a implantação das estratégias empresarias, promovendo um processo de aprendizagem dinâmico e permanente, vinculado a visão da organização, valores, objetivos e metas empresariais.
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