Pular para o conteúdo principal
Pedagogia Empresarial

O cenário do mercado atual é marcado pela exigência de diferenciação dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas. 

Hoje, a necessidade de inovação e agilidade operacional é constante e para a prática de uma gestão competitiva, de caráter estratégico é fundamental.

O pedagogo surge nas empresas com a capacidade e os conhecimentos necessários para identificar e desenvolver pessoas para o mundo corporativo. Este profissional possui competências para trabalhar na área de recursos humanos assim como em projetos de Educação Corporativa.

A pedagogia procura estratégias pedagógicas e metodologias de ensino que garantam uma melhor aprendizagem, tendo como alvo principal gerar mudanças no comportamento das pessoas, de modo que estas melhorem tanto a qualidade da sua atuação profissional quanto pessoal.

Portanto, vê-se o Pedagogo Empresarial como um profissional que possui o domínio de conhecimentos, habilidades e práticas que, aliadas à experiência dos profissionais de outras áreas, definirá ações de treinamento e desenvolvimento para o aperfeiçoamento das competências que cada profissional deverá desenvolver para seu crescimento profissional e pessoal, bem como o desenvolvimento da organização a qual faz parte, através de consultoria interna, mapeamento e direcionamento de treinamentos específicos para cada cargo ou função, ou até mesmo ministrando treinamentos.

Em função de toda a mudança, ocorre à necessidade do pedagogo se tornar uma pessoa crítica e visionária capaz de se adaptar a mudanças, mais flexível, e que contribua efetivamente para o processo empresarial.


O que se pode observar claramente é que o pedagogo empresarial cumpre um importante papel dentro das empresas e organizações articulando as necessidades junto da gestão de conhecimentos.


Cabe a este profissional promover mudanças comportamentais nas pessoas envolvidas, favorecendo os dois lados: o colaborador, que quando incentivado e por dentro dos conhecimentos necessários, sente-se melhor e produz mais e a empresa que quando se matem com pessoas qualificadas obtém melhores resultados e aumenta sua competitividade no mercado.

A pedagogia empresarial foi pensada para dar sustentabilidade à estruturação das mudanças, ampliação e aquisição de conhecimento nas organizações.

Este assunto merece um maior entendimento por conta da complexidade de conceitos, da falta ainda de profissionais atuantes dentro desse mercado e dos avanços tecnológicos que proporciona mudanças categóricas na relação ensino-aprendizagem e hoje ultrapassa os espaços escolares e se faz presente onde quer que exista informação, conhecimento e pessoas conectadas as redes digitais e sociais.

Desta forma aprendemos que o pedagogo (a) empresarial possui atualmente um grande prestígio dentro das organizações. Com o objetivo de expor a qualidade exímia que um pedagogo tem no meio corporativo hoje, fizemos esse artigo para esclarecer um pouco este profissional.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário ou dúvidas!



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Andragogia: Pilares e Princípios

Andragogia: Como os adultos aprendem? Os adultos aprendem melhor: quando suas necessidades e interesses, situações de vida, experiências, autoconceitos e diferenças individuais são levados em consideração. 1 – Os adultos são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará: portanto, esses são os pontos de partida adequados para organizar as atividades de aprendizagem dos adultos; 2- A orientação da aprendizagem dos adultos é centrada na vida: portanto as unidades adequadas para organizar aprendizagem de adultos são situações da vida, não assuntos. 3- A experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem dos adultos: portanto, a metodologia central da educação de adultos é a análise de experiências. 4 – Os adultos tem uma forte necessidade de se autodirigir: portanto, o papel do professor é se envolver em um processo de questionamento mútuo com eles, em vez de transmitir seu conhecimento a eles e, a seguir, aval...

DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

Cientistas pesquisaram, pesquisaram e provaram por A+B, que o Q.E. (Quociente Emocional) é o maior responsável pelos nossos sucessos ou fracassos. O Q.E. (Quociente Emocional) pode ser desenvolvido e estimulado, ao contrário do Q.I (Quociente de Inteligência). O problema é que sempre mediram nosso Q.I., deixando de lado o aspecto emocional. Entenda-se por Inteligência Emocional o uso intencional de suas emoções agindo a seu favor, com isso produzindo resultados positivos. Leia também:  Saiba como fazer um apresentação excelente Segundo o Dr. Hendrie Weisinger nossa inteligência emocional pode ser desenvolvida, principalmente, por estes três meios: 01.    Amplie sua autoconsciência : Procure perceber o modo como você faz suas ponderações e avaliações, sua atuação em relação aos colegas de trabalho ou atendimento a seus clientes. Basicamente, procure prestar atenção em seus atos e sentimentos, lembre-se que a percepção que os outros têm de nós é mui...

Gestão de Talentos

Gestão de Talentos: Conceitos O êxito das empresas depende do aperfeiçoamento e desenvolvimento dos funcionários comprometidos com a visão da organização. A força de um trabalho de alta qualidade profissional com colaboradores altamente engajados é única verdadeira vantagem competitiva que uma empresa deseja ou possui.  De acordo com pesquisas, 80% do valor da sua empresa é atribuído às habilidades, competências organizacionais, experiências e desempenho de seus colaboradores, ou simplesmente os ativos intangíveis das organizações. Saiba mais:  DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO As organizações necessitam encontrar colaboradores qualificados, potencializar o melhor de suas capacidades, identificar e desenvolver pessoas através de um Educação Corporativa, promover a aprendizagem permanente e manter seus funcionários motivados.  A Gestão de Talentos é uma estratégia empresarial que admite gerar resultados de forma efetiva, é u...