Pular para o conteúdo principal
7 Competências para ensinar

Entendemos que tais competências estão presentes em qualquer proposta de formação, seja inicial ou continuada, seja para aluno aprendiz ou para o aluno profissional.

São princípios norteadores de uma formação que objetiva formar sujeitos/cidadãos pensantes, críticos, coletivos e preparados para atuar nas novas exigências e desafios do mundo corporativo.




Talvez agora tenha ficado mais claro a contribuição da pedagogia empresarial para a formação de profissionais das diversas áreas da atividade humana.

As sete competências para ensinar no ambiente corporativo são:

 1.   Organizar e dirigir situações de aprendizagem: significa conhecer os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem, levando em conta o conhecimento do aluno, trabalhando a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.

 2.   Administrar a progressão das aprendizagens: significa organizar e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos, estabelecendo laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagens, bem como observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagens.

 3.   Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho: significa suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber e com o aprender, favorecendo a definição de um projeto pessoal do aluno.

 4.   Trabalhar em equipe: significa saber elaborar um projeto de equipe, saber enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais, bem como administrar crises ou conflitos interpessoais.

5.   Utilizar novas tecnologias: significa saber utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação nas suas múltiplas situações e contextos. 

6.   Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão: significa lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais e desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça. 

7.   Administrar sua própria formação contínua: significa saber estabelecer seu próprio balanço de competência e seu programa de formação contínua, bem como negociar um projeto de formação comum com os colegas e acolher a formação dos mesmos e participar dela. 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário ou dúvidas!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Andragogia: Pilares e Princípios

Andragogia: Como os adultos aprendem? Os adultos aprendem melhor: quando suas necessidades e interesses, situações de vida, experiências, autoconceitos e diferenças individuais são levados em consideração. 1 – Os adultos são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará: portanto, esses são os pontos de partida adequados para organizar as atividades de aprendizagem dos adultos; 2- A orientação da aprendizagem dos adultos é centrada na vida: portanto as unidades adequadas para organizar aprendizagem de adultos são situações da vida, não assuntos. 3- A experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem dos adultos: portanto, a metodologia central da educação de adultos é a análise de experiências. 4 – Os adultos tem uma forte necessidade de se autodirigir: portanto, o papel do professor é se envolver em um processo de questionamento mútuo com eles, em vez de transmitir seu conhecimento a eles e, a seguir, aval...

Gestão de Talentos

Gestão de Talentos: Conceitos O êxito das empresas depende do aperfeiçoamento e desenvolvimento dos funcionários comprometidos com a visão da organização. A força de um trabalho de alta qualidade profissional com colaboradores altamente engajados é única verdadeira vantagem competitiva que uma empresa deseja ou possui.  De acordo com pesquisas, 80% do valor da sua empresa é atribuído às habilidades, competências organizacionais, experiências e desempenho de seus colaboradores, ou simplesmente os ativos intangíveis das organizações. Saiba mais:  DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO As organizações necessitam encontrar colaboradores qualificados, potencializar o melhor de suas capacidades, identificar e desenvolver pessoas através de um Educação Corporativa, promover a aprendizagem permanente e manter seus funcionários motivados.  A Gestão de Talentos é uma estratégia empresarial que admite gerar resultados de forma efetiva, é u...

Como começar meu negócio online

Estamos vivendo um período em que muitas pessoas entregaram seus negócios ou estão pensando em entregar. É pensando nisto que criamos este artigo. Porque entregar um negócio se temos uma grande ferramenta de vendas nas mãos, a INTERNET?  A única ação que devemos tomar é saber usar esta ferramenta para dar continuidade aos nossos negócios! Nesse artigo vamos te ensinar a dar  o primeiro passo  para começar fazer seu negócio vender online, com baixo orçamento, através de estratégias de marketing digital e inovação do seu modelo de negócio! O primeiro passo é: Faça um plano de negócios O plano de negócios é criado para diminuir os riscos e não ter problemas durante o processo de lançamento do seu negócio online. Ao contratar este serviço você terá diversos benefícios, tais como: aprimoramento da ideia inicial, análise das oportunidades, previsão de situações e o mais importante: o aumento das chances de atingir o sucesso de vendas online. O plano de negócios é dividido nas s...