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7 Competências para ensinar

Entendemos que tais competências estão presentes em qualquer proposta de formação, seja inicial ou continuada, seja para aluno aprendiz ou para o aluno profissional.

São princípios norteadores de uma formação que objetiva formar sujeitos/cidadãos pensantes, críticos, coletivos e preparados para atuar nas novas exigências e desafios do mundo corporativo.




Talvez agora tenha ficado mais claro a contribuição da pedagogia empresarial para a formação de profissionais das diversas áreas da atividade humana.

As sete competências para ensinar no ambiente corporativo são:

 1.   Organizar e dirigir situações de aprendizagem: significa conhecer os conteúdos a serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem, levando em conta o conhecimento do aluno, trabalhando a partir dos erros e dos obstáculos à aprendizagem.

 2.   Administrar a progressão das aprendizagens: significa organizar e administrar situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos, estabelecendo laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagens, bem como observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagens.

 3.   Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho: significa suscitar o desejo de aprender, explicitar a relação com o saber e com o aprender, favorecendo a definição de um projeto pessoal do aluno.

 4.   Trabalhar em equipe: significa saber elaborar um projeto de equipe, saber enfrentar e analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais, bem como administrar crises ou conflitos interpessoais.

5.   Utilizar novas tecnologias: significa saber utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação nas suas múltiplas situações e contextos. 

6.   Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão: significa lutar contra os preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais e desenvolver o senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça. 

7.   Administrar sua própria formação contínua: significa saber estabelecer seu próprio balanço de competência e seu programa de formação contínua, bem como negociar um projeto de formação comum com os colegas e acolher a formação dos mesmos e participar dela. 

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