7 Competências para
ensinar
Entendemos que tais competências estão presentes em qualquer proposta de formação, seja inicial ou continuada, seja para aluno aprendiz ou para o aluno profissional.
São
princípios norteadores de uma formação que objetiva formar sujeitos/cidadãos
pensantes, críticos, coletivos e preparados para atuar nas novas exigências e
desafios do mundo corporativo.
Talvez agora
tenha ficado mais claro a contribuição da pedagogia empresarial para a formação
de profissionais das diversas áreas da atividade humana.
As sete
competências para ensinar no ambiente corporativo são:
1. Organizar e dirigir situações de aprendizagem: significa conhecer os conteúdos a
serem ensinados e sua tradução em objetivos de aprendizagem, levando em conta o
conhecimento do aluno, trabalhando a partir dos erros e dos obstáculos à
aprendizagem.
2. Administrar a progressão das aprendizagens: significa organizar e administrar
situações-problema ajustadas ao nível e às possibilidades dos alunos,
estabelecendo laços com as teorias subjacentes às atividades de aprendizagens,
bem como observar e avaliar os alunos em situações de aprendizagens.
3. Envolver os alunos em sua aprendizagem e em seu trabalho: significa suscitar o desejo de
aprender, explicitar a relação com o saber e com o aprender, favorecendo a
definição de um projeto pessoal do aluno.
4. Trabalhar em equipe: significa saber elaborar um projeto de equipe, saber enfrentar e
analisar em conjunto situações complexas, práticas e problemas profissionais,
bem como administrar crises ou conflitos interpessoais.
5. Utilizar novas tecnologias: significa saber utilizar as novas tecnologias da informação
e da comunicação nas suas múltiplas situações e contextos.
6. Enfrentar os deveres e os dilemas éticos da profissão: significa lutar contra os
preconceitos e as discriminações sexuais, étnicas e sociais e desenvolver o
senso de responsabilidade, a solidariedade e o sentimento de justiça.
7. Administrar sua própria formação contínua: significa saber estabelecer seu
próprio balanço de competência e seu programa de formação contínua, bem como
negociar um projeto de formação comum com os colegas e acolher a formação dos
mesmos e participar dela.
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