Pular para o conteúdo principal

Atuação do pedagogo como consultor nas organizações

Pedagogia Empresarial: Atuação do pedagogo como consultor nas organizações

As organizações estão se desenvolvendo rapidamente, em um ritmo rápido, provocado pela mudança de cultura social e organizacional, aceleração das tecnologias e da globalização provenientes de um mercado altamente competitivo e contemporâneo, em que o melhor tem que ser buscado, feito e mostrado.



Os colaboradores das empresas precisam estar vinculados com a proposta de envolvimento que mobilize internamente um diferencial que proporcione uma influência positiva de melhorar ou mudar uma situação, visando o aprimoramento de produtos, serviços, pessoas e sociedade.

Contribuições efetivas são cada vez mais esperadas por parte das organizações, o pedagogo consultor surge exatamente, para que o problema seja identificado internamente e com isso, solucionar com maior tranquilidade, rapidez e eficiência as necessidades.

Saiba mais:  O Ciclo de Liderança

Pedagogo como consultor nas empresas

O pedagogo como consultor contribui significativamente no que tange o diagnóstico de treinamento e desenvolvimento dos envolvidos, assim como, nos aspectos de relacionamento humano e visão sistêmica da organização, sendo indispensável para uma instituição que realmente queira ser um diferencial na sociedade cheias de exigências, indagações e surpresas que nos remetem a saímos de nossa zona de conforto completamente.

Em síntese, cinco pontos são fundamentais o consultor pedagógico focar para lidar de forma satisfatória tamanha demanda existente hoje:

1. Expandir e democratizar a pedagogia profissional nas organizações não escolares, afim de aumentar a qualidade e aumentar a performance das organizações.

2. Construir, reformar e ampliar as organizações através da educação profissional

3. Aumentar as oportunidades educacionais aos evolvidos por meio de atividades pedagógicas

4. Aumentar a quantidade de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de educação profissional nas organizações.

5. Melhorar a qualidade das relações, agregar novos valores e aumentar o desenvolvimento integral das organizações e seus colaboradores através de projetos pedagógicos e treinamentos direcionados aos objetivos das organizações.

Para Ribeiro (2003), a pedagogia empresarial pode atuar em diferentes áreas dentro da organização, como:

...implanta programa de qualificação/requalificação profissional, produz e difunde o conhecimento, estrutura o setor de treinamento, desenvolve programas de levantamentos de necessidades de treinamento, desenvolve e adequa metodologias da informação e da comunicação às práticas de treinamento (RIBEIRO, 2003. p.10)

Analisando essas considerações percebe-se a grande demanda de competências que o pedagogo consultor possui para estar assumindo esta função, Ramal (2002) fala que o pedagogo é a “profissão do momento” onde nomeia como “arquiteto cognitivo, projetando os caminhos”.

Nas organizações ela destaca:

A necessidade de manter a competitividade no mercado exige desenvolver sempre novas competências nos funcionários. Nesse campo, a tarefa do pedagogo é crucial, colaborando não só nos processos de capacitação em serviço, como também na avaliação permanente que permita diagnosticar as novas necessidades em função de cada contexto e os meios para gera-los mais rapidamente nos grupos de trabalho (RAMAL, 2002)


A importância do pedagogo empresarial nas organizações

O pedagogo realiza o diagnóstico da organização e propõe soluções inteligentes e inovadoras, livres dos condicionamentos e das relações cotidianas existentes na empresa.

Entre as atividades mais requisitadas, encontra-se a revisão da estrutura curricular, do regimento atual de educação, como se dão os treinamentos do líderes e gestores e as didáticas existentes, ainda identifica demanda no apoio à inovação da gestão administrativa e econômico-financeira das organizações, incluindo os setores de contabilidade, recursos humanos, marketing e jurídico.

A ideia do pedagogo como consultor é trazer um olhar especializado, investigativo e externo, que auxilie a equipe envolvida a aperfeiçoar seu trabalho.

O pedagogo significa um apoio externo para capacitação dos atores envolvidos aos projetos implantados, no suporte as atividades em que a educação é produzida. 

O pedagogo em suma ajuda os gestores a diagnosticar as necessidades da organização e estabelecer prioridades com competência e efetividade.

Monitora continuamente as atividades contratadas, afim de promover ajustes e solucionar problemas tão logo constatados, representando o instrumento mais importante para garantir a eficiência do trabalho.


Sobretudo a parceria pedagogo e organização precisa estar fundamentada em confiança mutua, ética profissional e respeito pelas contribuições trocadas ao longo do processo.

O pedagogo atua ainda no planejamento, a organização, o controle e assessoramento as organizações nas áreas tecnológicas, implementação de programas e projetos, elaboração de planejamento organizacional, promoção de estudos de racionalização e controle do desempenho organizacional, prestando consultoria administrativa a organizações e pessoas.

Com base nesses conceitos nota-se a abrangência dessa área, sendo um campo de funções muito amplo, com uma necessidade de ser um profissional multifuncional, capaz de articular muitos processos e promover juntamente com a parte administrativa soluções inteligentes e pedagógicas.


Gostou do artigo? Deixe seu comentário ou dúvidas!



Carlos Felipe
educacional.contato@hotmail.com

Referências

RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Pedagogia empresarial: atuação do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro: Wark, 2003.

RAMAL, Andréa Cecília. Pedagogo: profissão do momento. Gazeta Mercantil. Rio de Janeiro: 06 de março 2002.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 leis da persuasão que tornarão você capaz de convencer qualquer pessoa

O poder da persuasão pode ser aprendido; conheça as técnicas que contribuem na hora de influenciar alguém. A capacidade de persuadir é uma qualidade importante para qualquer empreendedor. Muitas vezes temos uma grande ideia, mas não conseguimos vendê-la para um investidor, por exemplo.  Enquanto isso, vemos outras pessoas com projetos não tão inovadores e que conseguem fechar negócios e conseguir apoio financeiro. Por que será? A forma como vendemos nossas ideias é essencial. A persuasão não é importante somente para quem deseja empreender, mas para quem trabalha no mundo corporativo, pois é uma característica que pode levar o profissional mais à frente na empresa, e, consequentemente, na carreira.  Ao lidar com chefes e colegas, o poder de influenciar é benéfico para situações de discórdia e também na hora de apresentar novas propostas de trabalho na empresa. Até mesmo para discutir salários e benefícios é preciso ser persuasivo em certo nível. No livro Má

Como montar uma rede de marketing multinível?

Como montar uma rede de marketing multinível Marketing de Rede O marketing de rede é uma boa opção de propaganda para divulgação a empresa. Já pensou em fazer marketing de rede? Aprenda aqui como fazer marketing de rede com eficiência. Você quer trabalhar em casa, usando a internet, ter diversas facilidades e ganhar um bom dinheiro? Isso é totalmente possível! Existem várias modalidades de atividades que se enquadram nestas características e que podem ser executadas.  Entre elas, podemos destacar o marketing de rede, que rapidamente vem ganhando adeptos em todo o mundo. O marketing de rede traz a possibilidade de trabalhar como autônomo, basicamente, as pessoas interessadas em trabalhar como divulgadores procuram empresas que oferecem este trabalho, cadastram-se e passam a ganhar uma comissão em cima das vendas, recrutamento de novos divulgadores ou dos cliques recebidos nos links postados. Embora seja um modo relativamente fácil de trabalhar, antes de

Gestão de Talentos

Gestão de Talentos: Conceitos O êxito das empresas depende do aperfeiçoamento e desenvolvimento dos funcionários comprometidos com a visão da organização. A força de um trabalho de alta qualidade profissional com colaboradores altamente engajados é única verdadeira vantagem competitiva que uma empresa deseja ou possui.  De acordo com pesquisas, 80% do valor da sua empresa é atribuído às habilidades, competências organizacionais, experiências e desempenho de seus colaboradores, ou simplesmente os ativos intangíveis das organizações. Saiba mais:  DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO As organizações necessitam encontrar colaboradores qualificados, potencializar o melhor de suas capacidades, identificar e desenvolver pessoas através de um Educação Corporativa, promover a aprendizagem permanente e manter seus funcionários motivados.  A Gestão de Talentos é uma estratégia empresarial que admite gerar resultados de forma efetiva, é um processo que gara