Quando
aplicar a abordagem andragógica?
Em ações de educação corporativa, é preciso analisar quando
a andragogia é aplicável, dependendo das circunstâncias.
A ideia de que a andragogia só é aplicável em adultos
pode limitar o processo de aprendizagem, dependendo das circunstâncias.
Crianças e jovens em várias situações podem aprender melhor quando algumas
características do modelo andragógico são aplicadas.
Do mesmo modo, vários
treinadores e professores de adultos já descreveram situações em que o modelo
andragógico não surtia resultados.
Na prática, isso quer dizer que os profissionais
de desenvolvimento de RH e educadores têm a responsabilidade de verificar o que
é aplicável em cada situação.
Quando a educação convencional for apropriada
para determinado aprendiz em relação a um objetivo de aprendizagem específico,
então essa estratégia será adequada, pelo menos como ponto de partida.
Quando a
abordagem andragógica é desejável, os aprendizes devem ser estimulados a
envolver-se no processo de aprendizagem.
· O
andragogo ajuda
os aprendizes a assumir cada vez mais responsabilidade
pela própria aprendizagem.
Algumas maneiras de fazer isso são:
• Criar uma atmosfera na qual os aprendizes se sintam
mais respeitados, dignos de confiança, livres de ameaças e cuidados;
• Expô-los à necessidade de saber antes de
instruí-los;
• Dar a eles alguma responsabilidade na escolha dos
métodos e recursos;
• Envolvê-los com a responsabilidade de avaliar sua
aprendizagem.
Andragogia
- Metodologia
- Aprendizagem
- Crescimento
- Conhecimento
A andragogia na prática
possui três dimensões que interagem, permitindo uma compreensão mais abrangente
das situações para a aprendizagem de adultos.
As três dimensões da
andragogia na prática são:
1. Andragogia,
princípios fundamentais da aprendizagem de adultos;
2. Objetivos e propósitos para
a aprendizagem;
3. Diferenças entre indivíduos e situações.
A abordagem da
andragogia na prática reconhece a falta de homogeneidade entre aprendizes e
situações de aprendizagem, e ilustra que o procedimento de aprendizagem é uma
atividade multifacetada.
Por essa razão, educadores e profissionais de
desenvolvimento de RH devem incorporar análises do contexto quando desenvolvem
programas de educação de adultos.
A abordagem flexível da
andragogia explica por que ela é aplicada de tantas formas diferentes.
Grande parte das ações
de aprendizagem corporativas utiliza a abordagem convencional, baseada nos
princípios pedagógicos clássicos, que prioriza a escolha de conteúdo e o
formato unidirecional de transmissão de conhecimento.
No entanto, é preciso
considerar que a experiência é a fonte mais rica para a aprendizagem de
adultos.
Adultos são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e
interesses que a aprendizagem satisfará em suas vidas.
Por isso, os
responsáveis por programas de desenvolvimento devem se conscientizar disso e
criar experiências de aprendizagem andragógicas, em que a responsabilidade pelo
aprendizado seja compartilhada com quem participa, para garantir maior
relevância do conteúdo aos participantes e um maior nível de efetividade do
programa.
Objetivos e propósitos para a aprendizagem
Os objetivos e
propósitos para a aprendizagem são descritos como resultados de
desenvolvimento.
Esses objetivos servem para dar forma e moldar a experiência
de aprendizagem.
Os objetivos e propósitos para a aprendizagem de adultos podem
se encaixar em três categorias gerais: individual, institucional ou social.
Individual
A visão tradicional da aprendizagem de adultos foca
exclusivamente no crescimento individual.
À primeira vista, a andragogia parece
se encaixar melhor com os objetivos individuais de desenvolvimento devido ao
foco no aprendiz.
Assim, a abordagem de desenvolvimento individual para os
programas de aprendizagem de adultos se adapta perfeitamente no local de
trabalho.
Institucional
A aprendizagem de adultos é igualmente poderosa no
desenvolvimento de melhores instituições e melhores indivíduos.
A área de
desenvolvimento de recursos humanos, por exemplo, considera o desempenho
organizacional um de seus objetivos centrais.
A estrutura andragógica na área
de RH se adapta bem à aprendizagem de adultos, desde que sejam feitos ajustes
de acordo com os objetivos.
Social
Os objetivos e propósitos sociais podem ser associados
à experiência de aprendizagem de adultos como uma transformação social, em que
a educação é um processo criador de consciência.
Nesse sentido, o objetivo da
educação é auxiliar os participantes a colocar o conhecimento em prática, sendo
o resultado da educação a transformação social.
Os objetivos e os propósitos
contidos nesse contexto de aprendizagem são orientados tanto ao aperfeiçoamento
social quanto ao individual.
Novamente, esses processos se encaixam à estrutura
andragógica, apesar de fazê-lo com alguns ajustes.
As dimensões da andragogia na prática demonstram que a
aprendizagem ocorre por várias razões, tem resultados que ultrapassam o nível
individual e é apoiada por ou está embutida em contextos organizacionais ou
sociais.
Por isso, é importante que os objetivos e propósitos sejam analisados
em conjunto com os princípios da andragogia considerando como se adaptam a cada
situação.
Diferenças
entre indivíduos e situações
As diferenças entre indivíduos e situações são
variáveis que causam impacto na aprendizagem de adultos e agem como filtros que
moldam a prática da andragogia.
Essas variáveis estão agrupadas em categorias
de diferenças de tema, diferenças situacionais e diferenças individuais do
aprendiz.
Diferenças
de tema
Temas diferentes podem exigir estratégias de
aprendizagem diferentes. Por exemplo, as pessoas são menos propensas a aprender
por si mesmas assuntos de maior complexidade técnica.
Do mesmo modo, a introdução
de um conteúdo desconhecido ao aprendiz exige uma estratégia diferente de ensino/aprendizagem.
Basicamente, nem todos os assuntos podem ser ensinados ou aprendidos da mesma
forma.
Diferenças
situacionais
Diferentes situações podem ditar diferentes estratégias
de ensino/aprendizagem. Por exemplo, aprendizes em lugares remotos podem ser
forçados a ser mais autodirigidos, ou talvez menos.
Ou, a aprendizagem em
grandes grupos pode significar que as atividades de aprendizagem sejam menos
customizadas para as circunstâncias de vida específicas.
Em suma, fatores
sociais, culturais e situacionais específicos podem modificar a aprendizagem.
Diferenças
individuais
As diversas diferenças entre os indivíduos afetam o
processo de aprendizagem, por isso não há motivo para esperar que todos os
adultos se comportem da mesma forma.
Compreender que os indivíduos variam em
abordagens, estratégias e preferências durante suas atividades de aprendizagem
ajuda a moldar e adaptar a abordagem andragógica para adequá-la à singularidade
dos aprendizes.
De certa forma, simplesmente estar sensível a essas diferenças
deve melhorar de forma significativa a aprendizagem.
Essa compreensão das diferenças individuais ajuda a
andragogia a ser mais eficiente na prática, permitindo personalizar as
experiências de aprendizagem de adultos de várias formas:
• Personalizar a maneira como os princípios
fundamentais podem ser aplicados de modo a adaptá-los às habilidades cognitivas
e preferências de estilos dos aprendizes adultos.
• Saber quais dos princípios fundamentais são mais
evidentes para um grupo específico de aprendizes.
• Expandir os objetivos das experiências de
aprendizagem, para aperfeiçoar uma habilidade de aprendizagem futura.
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