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Elementos básicos de um projeto

Gerenciar um projeto com excelência é uma missão que pode se mostrar muito desafiadora. Lidar com conflitos, imprevistos e motivação não é tão simples e, por isso, um dos responsáveis mais importantes em um grande projeto é o gerente de projetos.

Para que ele e o projeto tenham sucesso, é exigido que tenha elementos básicos e características focadas em habilidades e capacidades necessárias a esse cotidiano. Quer aprender como fazer isso? Então veja quais são os conceitos de um projeto de sucesso.

1. O título (conteúdo da proposta)
2. A equipe (pessoas responsáveis pela ideia e sua execução)
3. A justificativa (definição clara do problema a ser tratado) com seus objetivos (definição clara dos objetivos gerais e específicos)
4. Os procedimentos (descrição de todas as atividades e como serão implementadas)
5. O cronograma (datas de implementação das atividades)
6. A avaliação (como, quando e por quem será avaliado o projeto)
7. A disseminação (do projeto para o ambiente)
8. O Apoio institucional (quem apoia o que o projeto propõe, quais as instituições envolvidas e dispostas a participar da ideia)



Um projeto possui as seguintes características:

1.   Tem um propósito específico que pode ser definido prontamente;
2.   É único porque é praticamente improvável que seja repetido exatamente da mesma maneira pelo mesmo grupo de pessoas para dar os mesmos resultados;
3.   É focado no cliente e nas expectativas do cliente;
4.   Normalmente não é um trabalho de rotina, mas pode incluir tarefas rotineiras;
5.   É constituído de um conjunto de atividades que estão interligadas porque todas contribuem para o resultado desejado;
6.   Tem restrições de tempo claramente definidas e aprovadas – uma data em que são exigidos os resultados;
7.   Com frequência é complexo porque o trabalho envolve pessoas de diferentes departamentos e até mesmo de locais distintos;
8.   Precisa ser flexível para acomodar as mudanças à medida que o trabalho prossegue;
9.   Envolve muitos elementos desconhecidos – dentro do próprio trabalho, as habilidades das pessoas que fazem o trabalho e as influências externas sobre o projeto;
10.Tem restrições de custo, que devem ser claramente definidas e compreendidas para assegurar que o projeto permaneça viável em todos os momentos;
11.Oferece uma oportunidade única para aprender novos conhecimentos técnicas e habilidades;
12. Força você a trabalhar de maneira diferente porque a função de gerenciamento “temporário” é diretamente associada à duração do projeto;
13. Desafia as linhas de autoridade tradicionais com ameaças sensíveis ao status quo;
14. Envolve riscos em todas as etapas do processo, que devem ser gerenciados para manter o foco nos resultados desejados;
15. Pode compreender mais do que um subprojeto.


Subprojetos

Em muitas situações de projetos, é bastante fácil subdividir as atividades. Cada parte ainda é um grande conjunto de tarefas de trabalho. Quando a subdivisão do projeto mostra partes do trabalho que podem ser executadas por apenas um departamento, seção ou local específico é conveniente criar um subprojeto.

O que é portfólio?

O portfólio é uma coleção de projetos que são desenvolvidos sob administração de uma grande unidade organizacional. Cada projeto pode se relacionar com outros ou ser independente, no entanto, devem fazer parte de objetivos estratégicos determinados e assim buscar recursos na organização.

Um portfólio refere-se a um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos, agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho, a fim de atingir os objetivos de negócios estratégicos.

O que é o gerenciamento de portfólio?

O gerenciamento de portfólio, inclui identificação, priorização, autorização, gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos afins, para atingir objetivos de negócios específicos. O gerenciamento de portfólio é o desenvolvimento de um processo que reúne três etapas: identificação, priorização e seleção.

•   A identificação é uma forma padronizada e concisa de detectar as iniciativas que melhor comportam as metas corporativas, normalmente é a avaliação individual de cada projeto;

•   A priorização é a fase em que as iniciativas analisadas serão observadas aquelas que podem englobar o alinhamento estratégico, os riscos, a disponibilidade de recursos, os relacionamentos interdependentes e os níveis de esforços no trabalho, bem como as considerações estratégicas com o ambiente interno e externo;

•   A seleção define a carteira de portfólio que será constantemente submetida a confrontação com novas iniciativas, mudanças globais e o planejamento estratégico do negócio.

O portfólio visa alinhar os projetos durante todo seu ciclo de vida aos objetivos dos negócios, o foco é no valor que o trabalho agrega para a organização.

O que é um programa?

Um programa é um conjunto de projetos interdependentes controlados de maneira coordenada de modo que juntos produzem os desejados resultados comerciais. O programa é um grupo de projetos relacionados entre si e coordenados de maneira articulada.

A gestão e o controle centralizados do conjunto de projetos facilitam a operacionalização de cada um e a manutenção de visão em conjunto dos seus objetivos.
Um programa é um conjunto de projetos gerenciados de forma coordenada.

O que é o gerenciamento de programas?

O gerenciamento de programas oferece à organização uma oportunidade de dividir o trabalho em um grupo de projetos relacionados e interdependentes. O “enfoque de programa” permite que sejam facilmente separadas porções de trabalho administráveis como projetos distintos sem perder a relação essencial entre os projetos para produzir os objetivos desejados do programa.

O gerenciamento de programas é essencialmente o sistema de controle que se usa para alcançar os resultados ou as consequências desejadas, preocupando-se principalmente em satisfazer as necessidades estratégicas identificadas pelo planejamento empresarial.


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