Elementos
básicos de um projeto
Gerenciar
um projeto com excelência é uma missão que pode se mostrar muito desafiadora.
Lidar com conflitos, imprevistos e motivação não é tão simples e, por isso, um
dos responsáveis mais importantes em um grande projeto é o gerente de projetos.
Para que
ele e o projeto tenham sucesso, é exigido que tenha elementos básicos e características
focadas em habilidades e capacidades necessárias a esse cotidiano. Quer
aprender como fazer isso? Então veja quais são os conceitos de um projeto de
sucesso.
1. O título
(conteúdo da proposta)
2. A equipe
(pessoas responsáveis pela ideia e sua execução)
3. A
justificativa (definição clara do problema a ser tratado) com seus objetivos
(definição clara dos objetivos gerais e específicos)
4. Os
procedimentos (descrição de todas as atividades e como serão implementadas)
5. O
cronograma (datas de implementação das atividades)
6. A
avaliação (como, quando e por quem será avaliado o projeto)
7. A
disseminação (do projeto para o ambiente)
8. O Apoio
institucional (quem apoia o que o projeto propõe, quais as instituições
envolvidas e dispostas a participar da ideia)
Um projeto possui as seguintes
características:
1.
Tem um propósito específico que pode ser definido
prontamente;
2.
É único porque é praticamente improvável que seja
repetido exatamente da mesma maneira pelo mesmo grupo de pessoas para dar os
mesmos resultados;
3.
É focado no cliente e nas expectativas do cliente;
4.
Normalmente não é um trabalho de rotina, mas pode
incluir tarefas rotineiras;
5.
É constituído de um conjunto de atividades que estão
interligadas porque todas contribuem para o resultado desejado;
6.
Tem restrições de tempo claramente definidas e
aprovadas – uma data em que são exigidos os resultados;
7.
Com frequência é complexo porque o trabalho envolve
pessoas de diferentes departamentos e até mesmo de locais distintos;
8.
Precisa ser flexível para acomodar as mudanças à
medida que o trabalho prossegue;
9.
Envolve muitos elementos desconhecidos – dentro do
próprio trabalho, as habilidades das pessoas que fazem o trabalho e as
influências externas sobre o projeto;
10.Tem restrições de custo, que devem ser claramente
definidas e compreendidas para assegurar que o projeto permaneça viável em
todos os momentos;
11.Oferece uma oportunidade única para aprender novos
conhecimentos técnicas e habilidades;
12. Força você a trabalhar de maneira diferente porque
a função de gerenciamento “temporário” é diretamente associada à duração do
projeto;
13. Desafia as linhas de autoridade tradicionais com
ameaças sensíveis ao status quo;
14. Envolve riscos em todas as etapas do processo, que
devem ser gerenciados para manter o foco nos resultados desejados;
15. Pode compreender mais do que um subprojeto.
Subprojetos
Em muitas
situações de projetos, é bastante fácil subdividir as atividades. Cada parte
ainda é um grande conjunto de tarefas de trabalho. Quando a subdivisão do
projeto mostra partes do trabalho que podem ser executadas por apenas um
departamento, seção ou local específico é conveniente criar um subprojeto.
O que é portfólio?
O
portfólio é uma coleção de projetos que são desenvolvidos sob administração de
uma grande unidade organizacional. Cada projeto pode se relacionar com outros
ou ser independente, no entanto, devem fazer parte de objetivos estratégicos
determinados e assim buscar recursos na organização.
Um
portfólio refere-se a um conjunto de projetos ou programas e outros trabalhos,
agrupados para facilitar o gerenciamento eficaz desse trabalho, a fim de
atingir os objetivos de negócios estratégicos.
O que é o gerenciamento de portfólio?
O
gerenciamento de portfólio, inclui identificação, priorização, autorização,
gerenciamento e controle de projetos, programas e outros trabalhos afins, para
atingir objetivos de negócios específicos. O gerenciamento de portfólio é o
desenvolvimento de um processo que reúne três etapas: identificação,
priorização e seleção.
• A identificação é uma forma padronizada e
concisa de detectar as iniciativas que melhor comportam as metas corporativas,
normalmente é a avaliação individual de cada projeto;
• A priorização é a fase em que as iniciativas
analisadas serão observadas aquelas que podem englobar o alinhamento
estratégico, os riscos, a disponibilidade de recursos, os relacionamentos
interdependentes e os níveis de esforços no trabalho, bem como as considerações
estratégicas com o ambiente interno e externo;
• A seleção define a carteira de portfólio que
será constantemente submetida a confrontação com novas iniciativas, mudanças
globais e o planejamento estratégico do negócio.
O
portfólio visa alinhar os projetos durante todo seu ciclo de vida aos objetivos
dos negócios, o foco é no valor que o trabalho agrega para a organização.
O que é um programa?
Um
programa é um conjunto de projetos interdependentes controlados de maneira
coordenada de modo que juntos produzem os desejados resultados comerciais. O
programa é um grupo de projetos relacionados entre si e coordenados de maneira
articulada.
A gestão
e o controle centralizados do conjunto de projetos facilitam a
operacionalização de cada um e a manutenção de visão em conjunto dos seus
objetivos.
Um
programa é um conjunto de projetos gerenciados de forma coordenada.
O que é o gerenciamento de programas?
O
gerenciamento de programas oferece à organização uma oportunidade de dividir o
trabalho em um grupo de projetos relacionados e interdependentes. O “enfoque de
programa” permite que sejam facilmente separadas porções de trabalho
administráveis como projetos distintos sem perder a relação essencial entre os
projetos para produzir os objetivos desejados do programa.
O
gerenciamento de programas é essencialmente o sistema de controle que se usa
para alcançar os resultados ou as consequências desejadas, preocupando-se
principalmente em satisfazer as necessidades estratégicas identificadas pelo
planejamento empresarial.
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