Pular para o conteúdo principal

O Ciclo de Liderança

Primavera – Consciência de Liderança

A Primavera da Liderança é a estação de novos começos e novo crescimento. É a hora de plantar as sementes. É cheia de grandes expectativas; uma promessa de milagre.



Ela significa a Consciência de Liderança: transição para uma nova posição. A primavera também vem com ideias frescas, projetos e a disposição para enfrentar novos desafios.

Nessa estação de Liderança, estamos animados e otimistas, nossos planos parecem ser alcançáveis. Durante a primavera estamos fortes e confiantes, resilientes e seguindo em frente.

É o estágio sem culpa em que sonhamos com o “feliz para sempre” ou com salvar o dia. Isso vai de encontro, geralmente, com a mínima resistência dos seguidores.

Você parece ter todas as soluções e segurar a chave que falta. É muito importante puxar as rédeas nesse estágio – retirar os obstáculos e ter as pessoas certas na sua equipe.

Verão – Desenvolvimento de Liderança

É a estação de mais atividades, marcada com surpreendentes revelações à medida em que o calor aumenta. O líder é cotado para entregar resultados, apresentar crescimento em relação ao ponto de partida.

Há muita pressão para alcançar os objetivos. Sua resiliência será testada. Os dias são de fato mais longos e as noites mais curtas.

A sensação de peso da responsabilidade começa a aumentar. Falhas nos planos começam a aparecer e o conflito aumenta. Isso pode significar a necessidade de revisar planos e dividir os objetivos em resultados menores e mais realistas.

Essa é a estação para alimentar seu investimento. Seu esforço durante o verão é o indicador principal do que você colherá no outono.

É necessário colocar mais ênfase na formação de equipes. Não espere colher uma equipe de alta performance e uma cultura sólida se você não semeou diligentemente.

Essa é a hora de investir em outros e trabalhar duro para cultivar sua equipe. 

É necessário regar (coaching), colocar no sol (visão), cuidar (orientação) e alimentar (comunicação) para formar uma estrutura e fundação de raízes fortes para crescimento contínuo.

Outono – Maturidade da Liderança

O outono da liderança envolve resfriamento e acomodação. A energia do verão começa a desaparecer.

O outono traz a colheita e um banho de realidade. Tem a ver com desempenho. O trabalho duro e a estrada do verão levam à colheita – pode ser abaixo da média, na média, ou acima das expectativas – e de muitas formas os resultados irão refletir as estratégias empregadas no verão.

Você será responsável pelos resultados e terá que prestar contas por suas ações.

No outono coletamos os resultados e começamos a nos perguntar se a colheita foi o que esperávamos, ou até mesmo o que precisávamos.

A preparação para o inverno começa. Isso significa analisar resultados. Faça as seguintes perguntas:

O que podemos começar a fazer para melhorar nossos serviços, produto ou empresa?
O que funcionou para nós e que devemos continuar fazendo?
O que não acrescentou valor para nós e que podemos parar de fazer?

Inverno – Reinvenção e Declínio da Liderança

Seu inverno pode ser curto ou longo, dependendo do quanto você tenha trabalhado duro durante a primavera.

O inverno é uma época para reflexão – para parar, refrescar, reformar e renovar. Tome cuidado com nevascas ocasionais.



É uma época de dormência e de reposição; entretanto, envolve planejamento para o próximo ano ao analisar a "colheita" do outono. Você e sua equipe tiveram o desempenho planejado?

O reconhecimento é o segredo para esse estágio. Invista em preencher todos os espaços – trabalhe em si e em sua equipe.

No inverno, devemos também garantir o planejamento e a preparação para a próxima estação de crescimento.

A Lei da Colheita – Mesmo que seus esforços nem sempre tragam resultados visíveis, continue semeando.

Seu investimento será retribuído na estação e no momento certos.

Os tempos estão mudando, mas há um fato sobre a vida e a Liderança que é inevitável: você colhe o que planta.





Gostou do artigo? Deixe seu comentário ou dúvidas!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Andragogia: Pilares e Princípios

Andragogia: Como os adultos aprendem? Os adultos aprendem melhor: quando suas necessidades e interesses, situações de vida, experiências, autoconceitos e diferenças individuais são levados em consideração. 1 – Os adultos são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará: portanto, esses são os pontos de partida adequados para organizar as atividades de aprendizagem dos adultos; 2- A orientação da aprendizagem dos adultos é centrada na vida: portanto as unidades adequadas para organizar aprendizagem de adultos são situações da vida, não assuntos. 3- A experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem dos adultos: portanto, a metodologia central da educação de adultos é a análise de experiências. 4 – Os adultos tem uma forte necessidade de se autodirigir: portanto, o papel do professor é se envolver em um processo de questionamento mútuo com eles, em vez de transmitir seu conhecimento a eles e, a seguir, aval

Como montar uma rede de marketing multinível?

Como montar uma rede de marketing multinível Marketing de Rede O marketing de rede é uma boa opção de propaganda para divulgação a empresa. Já pensou em fazer marketing de rede? Aprenda aqui como fazer marketing de rede com eficiência. Você quer trabalhar em casa, usando a internet, ter diversas facilidades e ganhar um bom dinheiro? Isso é totalmente possível! Existem várias modalidades de atividades que se enquadram nestas características e que podem ser executadas.  Entre elas, podemos destacar o marketing de rede, que rapidamente vem ganhando adeptos em todo o mundo. O marketing de rede traz a possibilidade de trabalhar como autônomo, basicamente, as pessoas interessadas em trabalhar como divulgadores procuram empresas que oferecem este trabalho, cadastram-se e passam a ganhar uma comissão em cima das vendas, recrutamento de novos divulgadores ou dos cliques recebidos nos links postados. Embora seja um modo relativamente fácil de trabalhar, antes de

DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

Cientistas pesquisaram, pesquisaram e provaram por A+B, que o Q.E. (Quociente Emocional) é o maior responsável pelos nossos sucessos ou fracassos. O Q.E. (Quociente Emocional) pode ser desenvolvido e estimulado, ao contrário do Q.I (Quociente de Inteligência). O problema é que sempre mediram nosso Q.I., deixando de lado o aspecto emocional. Entenda-se por Inteligência Emocional o uso intencional de suas emoções agindo a seu favor, com isso produzindo resultados positivos. Leia também:  Saiba como fazer um apresentação excelente Segundo o Dr. Hendrie Weisinger nossa inteligência emocional pode ser desenvolvida, principalmente, por estes três meios: 01.    Amplie sua autoconsciência : Procure perceber o modo como você faz suas ponderações e avaliações, sua atuação em relação aos colegas de trabalho ou atendimento a seus clientes. Basicamente, procure prestar atenção em seus atos e sentimentos, lembre-se que a percepção que os outros têm de nós é muito diferente d