O que é Análise SWOT?
“Concentre-se nos pontos fortes, reconheça as fraquezas,
agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças”
A análise de SWOT é um método de planejamento estratégico
e gestão que tem o intuito de determinar fatores específicos que contribuam
para um diagnóstico claro e eficaz sobre determinado negócio
Escrita por Sun Tzu, no livro “Arte da Guerra”, a frase
acima resume o conceito da análise de SWOT. Mais uma ferramenta para o
planejamento estratégico!
- O que é?
Por ser
extremamente útil, é conhecida e utilizada pela maioria dos empreendedores e
administradores de empresas, dos mais jovens aos mais experientes.
Esta ferramenta define pontos fortes e fracos, identifica
oportunidades e aponta para possíveis ameaças do mercado, fatores essenciais na
análise e identificação do cenário em que a empresa se encontra e na elaboração
de táticas e estratégias para um plano de ação.
- Como funciona?
Para começo de conversa, a análise de SWOT é dividida em dois
grupos: ambiente interno e ambiente externo.
O ambiente interno é representado pelas forças (Strenght) e
fraquezas (Weakness). Está sob total controle da própria organização, ou seja,
só depende de seus gestores tomar ou não determinadas atitudes.
Já o ambiente externo corresponde às oportunidades
(Opportunities) e ameaças (Threats). A empresa não tem nenhum controle sobre
esses fatores, não sabe se vão acontecer, mas é importante ter atenção para
aproveitá-los e/ou evitá-los.
Para fazer sua análise de SWOT, siga esses 4 passos:
1- Defina as forças
O objetivo aqui é definir o grande potencial da empresa.
Elementos que trazem benefícios para o próprio negócio em relação ao mercado.
Isso inclui recursos e capacidades que geram vantagens para a empresa.
Por
exemplo: o custo do seu produto/serviço, a qualidade, a localização da empresa,
a união da equipe de trabalho, o tipo da matéria-prima, a estratégia de
distribuição, entre outros.
Saber identificar os pontos fortes é fundamental, afinal,
você precisa vender aquilo que faz e oferece de melhor e transformá-lo no seu
maior aliado.
2 – Lembre-se das fraquezas
As fraquezas são os pontos mais vulneráveis da empresa em
relação aos concorrentes. É importante identificá-las, pois só assim será
possível melhorá-las e eliminá-las do negócio.
Porém, como faz parte do
ambiente interno, essas deficiências só podem ser resolvidas pela própria
instituição. Algumas perguntas ajudam identificar e definir fraquezas:
“O que o concorrente oferta ou produz melhor do que minha
empresa?”, “O que ele faz para obter melhores resultados que eu não faço?”, “O
que eu posso fazer para aumentar o custo/benefício do meu produto?”
Não tenha medo de perguntar aos funcionários da base da
pirâmide, possivelmente a resposta estará dentro de casa.
3 – Aproveite as oportunidades
São elas que o mercado oferece para o crescimento e
fortalecimento da empresa. As oportunidades são situações externas e
que independem da empresa para acontecer.
Por isso, é importante sensibilidade
e precisão para identificar e aproveitar quando surgirem. Pode ser o acesso a
uma nova tecnologia, o aparecimento de um nicho de mercado que ainda não foi
explorado ou uma lei que favoreça a sua produção, por exemplo.
4 – Proteja-se das ameaças
No grupo dos fatores externos, as ameaças representam todos
fatores que podem atrapalhar, prejudicar e oferecer risco à sua empresa. É
preciso muita atenção para conseguir identificá-las o quanto antes, por mais
que seja uma ação externa, só assim é possível coibir, dentro do possível, as
consequências que podem gerar à empresa.
Pode ser a falta de qualificação dos funcionários, a
entrada de uma concorrente internacional no mercado, um método de produção
pouco proveitoso em relação aos concorrentes, falta de mão de obra.
Perceba que a análise SWOT depende da habilidade e atenção
de quem a executa. O que parece ameaça para uma pessoa, pode ser uma
oportunidade para outra.
É o seu tato, ambição e coragem que determinarão como
você usá-la a favor da sua empresa!
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