Pular para o conteúdo principal

Plano de Ação Educacional

O processo de operacionalização dos objetivos educacionais deve mostrar com o máximo de clareza:

1.   O objetivo final a ser alcançado;
2.   Os passos a serem trilhados, em sequência, para alcançar esse objetivo;
3.   A lógica na realização dessas atividades;
4.   Os prazos de início e fim de cada atividade;
5.   O responsável pela execução de cada etapa;
6.   Os recursos envolvidos na materialização de cada tarefa;
7.   As metas intermediárias a serem atingidas ao final de cada atividade;
8.   Os indicadores que serão usados como base no processo de avaliação de resultados, retroação e correção dos rumos da empresa.



Como fazer um plano de ação?

Um plano de ação normalmente é realizado com a aplicação da técnica 5W2H, que consiste, em linhas gerais, na realização de uma checklist de determinadas atividades, por meio das seguintes palavras chaves:

What: o que será feito (etapas);
Why: por que será feito (justificativa);
Where: onde será feito (local);
When: quando será feito (tempo);
Who: por quem será feito (responsabilidade);
How: como será feito (método);
How much: quanto custará fazer (custo).



A partir daí, é possível seguir os seguintes passos para elaborar um plano de ação educacional:

1. Definir onde se quer chegar (objetivo);
2. Compreender e saber transmitir aos colaboradores por que esse objetivo deve ser alcançado;
3. Materializar os caminhos para atingir os objetivos por meio de metas que devem ser definidas em conjunto com a equipe (administração por objetivos);
4. Elaborar uma lista de ações para cada meta, o que pode ser feito com técnicas de compartilhamento de ideias, como o brainstorming;
5. Preparar um cronograma com prazos bem delimitados para a conclusão de cada etapa por cada membro da equipe;
6. Atribuir as responsabilidades, delegando tarefas (quem será responsável por fazer cada atividade e a quem se reportará?);
7. Alocar recursos, delineando detalhadamente o total e quanto há de verbas para a consecução de cada atividade, prazo e recursos são fundamentais para o sucesso de qualquer projeto);
8. Identificar possíveis problemas, fazendo um diagnóstico completo de tudo o que pode dar errado ao longo do processo (pode ser conseguido, por exemplo, com a matriz SWOT);
9. Desenvolver estratégias para acompanhar a evolução, monitorando o progresso permanentemente;
10. Implementar efetivamente o plano. 


Gostou do artigo? Deixe seu comentário ou dúvidas!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Andragogia: Pilares e Princípios

Andragogia: Como os adultos aprendem? Os adultos aprendem melhor: quando suas necessidades e interesses, situações de vida, experiências, autoconceitos e diferenças individuais são levados em consideração. 1 – Os adultos são motivados a aprender conforme vivenciam necessidades e interesses que a aprendizagem satisfará: portanto, esses são os pontos de partida adequados para organizar as atividades de aprendizagem dos adultos; 2- A orientação da aprendizagem dos adultos é centrada na vida: portanto as unidades adequadas para organizar aprendizagem de adultos são situações da vida, não assuntos. 3- A experiência é o recurso mais rico para a aprendizagem dos adultos: portanto, a metodologia central da educação de adultos é a análise de experiências. 4 – Os adultos tem uma forte necessidade de se autodirigir: portanto, o papel do professor é se envolver em um processo de questionamento mútuo com eles, em vez de transmitir seu conhecimento a eles e, a seguir, aval...

DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO

Cientistas pesquisaram, pesquisaram e provaram por A+B, que o Q.E. (Quociente Emocional) é o maior responsável pelos nossos sucessos ou fracassos. O Q.E. (Quociente Emocional) pode ser desenvolvido e estimulado, ao contrário do Q.I (Quociente de Inteligência). O problema é que sempre mediram nosso Q.I., deixando de lado o aspecto emocional. Entenda-se por Inteligência Emocional o uso intencional de suas emoções agindo a seu favor, com isso produzindo resultados positivos. Leia também:  Saiba como fazer um apresentação excelente Segundo o Dr. Hendrie Weisinger nossa inteligência emocional pode ser desenvolvida, principalmente, por estes três meios: 01.    Amplie sua autoconsciência : Procure perceber o modo como você faz suas ponderações e avaliações, sua atuação em relação aos colegas de trabalho ou atendimento a seus clientes. Basicamente, procure prestar atenção em seus atos e sentimentos, lembre-se que a percepção que os outros têm de nós é mui...

Gestão de Talentos

Gestão de Talentos: Conceitos O êxito das empresas depende do aperfeiçoamento e desenvolvimento dos funcionários comprometidos com a visão da organização. A força de um trabalho de alta qualidade profissional com colaboradores altamente engajados é única verdadeira vantagem competitiva que uma empresa deseja ou possui.  De acordo com pesquisas, 80% do valor da sua empresa é atribuído às habilidades, competências organizacionais, experiências e desempenho de seus colaboradores, ou simplesmente os ativos intangíveis das organizações. Saiba mais:  DESENVOLVA SUA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO TRABALHO As organizações necessitam encontrar colaboradores qualificados, potencializar o melhor de suas capacidades, identificar e desenvolver pessoas através de um Educação Corporativa, promover a aprendizagem permanente e manter seus funcionários motivados.  A Gestão de Talentos é uma estratégia empresarial que admite gerar resultados de forma efetiva, é u...