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Supervisor Pedagógico: atribuições na Educação Corporativa

Pedagogo: supervisor pedagógico da educação corporativa

O pedagogo empresarial como supervisor pedagógico na educação corporativa trabalha para alcançar aspectos estruturais e sistêmicos da educação. 



A supervisão pedagógica, então, supõe a supervisão dos processos pedagógicos na educação corporativa, remetendo a uma perspectiva de movimento permanente. 

Ressaltamos, dessa forma, que todo serviço pedagógico é também educativo. 

A premissa básica do trabalho se supervisão pedagógica é na formação continuada dos colaboradores e equipes de gestores, como atores do processo ensino e aprendizagem.

Objetivos do Supervisor Pedagógico na Educação Corporativa

Os objetivos específicos da supervisão na educação corporativa é o processo de ensino-aprendizagem e, desta forma inclui:
1.   Currículo
2.   Programas
3.   Planejamento
4.   Métodos de ensino
5.   Avaliação


Ações do supervisor pedagógico na Educação Corporativa                       

Nesses processos observamos os procedimentos da supervisão pedagógica buscando a integração e orientação, através de pesquisas e troca de conhecimentos. 

As especificidades da ação do Supervisor Pedagógico são:

a) Assumir a liderança técnico-pedagógica;
b) Pauta-se pelo desenvolvimento de ações democráticas;
c) Produção e articulação da crítica entre contexto, teoria e prática educativa;
d) Construção de caminhos de aproximação, negociação, diálogo e troca entre os colaboradores na educação corporativa;
e) Assunção da formação como processo contínuo;
f) Parceria político-pedagógica com gestores e colaboradores.
g) Constitui um somatório de esforços e ações com sentido de promover a melhoria do processo ensino-aprendizagem.
h) Possuir uma dimensão dinâmica, com potencial de eficácia à longo prazo, promovendo o desempenho dos profissionais envolvidos no processo educacional.

Supervisor pedagógico como pesquisador

A educação corporativa também é um espaço de pesquisa e que devemos aproveitar seus objetos para reconstruí-los à luz dos fundamentos teóricos. 

Dessa forma, a supervisão pedagógica também incorpora a coordenação de pesquisa que, de algum modo, são suscitados pelos problemas do cotidiano, acabando por envolver estudos sistematizados. 

Tal supervisão tem o compromisso de garantir a qualidade do ensino, da educação, da formação humana das organizações. Seu compromisso é a garantia da qualidade da formação humana que se processa na educação corporativa.

A supervisão pedagógica como responsável pela qualidade do processo de humanização do homem, através da educação, precisa formar outros compromissos ultrapassando as especificidades do espaço escolar, assumindo também seu potencial nas diversas organizações. 

Seu compromisso é avançar em um trabalho pedagógico de qualidade, garantindo conteúdos emancipatórios, além de comprometer-se com a administração da educação, pois esta concretiza as direções traçadas pelas políticas educacionais da educação corporativa. 

A supervisão pedagógica tem sido tratada como uma função e, como tal, de forma depreciativa e reducionista face a sua imensa responsabilidade no sistema educacional em diversas instituições. 

O trabalho do supervisor pedagógico não pode ser entendido somente como uma função, muito pelo contrário, é um trabalho de gestão da educação, de tomada de decisões com o diretor da organização e demais profissionais.

O pedagogo como supervisor, é concebido como orientador da formação humana na organização, conduz a uma compreensão sobre a formação dos profissionais da educação em uma perspectiva mais ampla, e a estratégia entendida como caminho possível é o diálogo. 

O diálogo constitui o caminho para efetiva participação que possibilitará construções e decisões coletivas, para que se encontre novos rumos, projetos, políticas, nova gestão do conhecimento e do trabalho no sentido emancipador.

O objeto específico da supervisão é o processo ensino aprendizagem e, desta forma podemos dizer que inclui: atuação no desenvolvimento de currículo e programas, incluindo um planejamento que tenha relação com a realidade vivida, assim como estratégias que vão contribuir para melhor aprendizagem, provocando a assunção de critérios mais fidedignos no momento de avaliação. 

Podemos afirmar que o objetivo específico da ação supervisora é: estabelecer parceria com a equipe docente da educação corporativa para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem. 

O pedagogo ainda, dentro da educação corporativa reforça constantemente a construção da identidade da supervisão pedagógica e sua importância nos diversos projetos dentro da organização.

O foco do supervisor pedagógico na Educação Corporativa



É necessário que o profissional da supervisão esteja consciente de seu papel, refletindo constantemente sobre seu foco de atuação: a qualificação da ação educativa. 

O trabalho do supervisor ganha um maior significado quando construído em conjunto, traçando, metas comuns, na construção diária, relacionando pedagógico e administrativo dentro da educação corporativa. 

A supervisão tem uma grande responsabilidade na coordenação do processo de ensino-aprendizagem, que juntamente com o restante da equipe deve ter maturidade, sensibilidade, um bom referencial teórico e firmeza para conduzir o trabalho junto ao grupo. 

É de fundamental importância que o supervisor se relacione com o grupo estabelecendo uma relação de confiança.

Assim, o supervisor pedagógico da educação corporativa se tornou o responsável também pelo acompanhamento da prática educativa dos professores da educação corporativa, devendo oferecer orientação e assistência nas dificuldades enfrentadas no cotidiano das atividades, mantendo sempre um relacionamento próximo, um ambiente de colaboração e respeito mútuo. 

Essa orientação e assistência só produzirão o efeito desejado quando voltada para o desenvolvimento profissional dos instrutores, assim como a construção da sua autonomia.

O supervisor pedagógico: formação permanente dentro da Educação Corporativa

Nesse processo o supervisor pedagógico tem a função de elaborar projetos de formação continuada, três elementos são fundamentais:

1.  A necessidade de analisar as carências formativas dos professores;
2.  A necessidade de elaborar um plano geral de formação permanente;
3.  A necessidade de liderar, acompanhar e continuar a formação.

O supervisor pedagógico visando atender a esses elementos fundamentais precisa elaborar um programa de aprendizagens permanentes da educação corporativa, alguns pontos interligados contribuirão para atender ao projeto principal são eles:

1.    - Renovação da educação;
2.    - Avanço para um paradigma cognitivo-social;
3.    - Ensinar a pensar para aprender a aprender;
4.    - Necessidade de formação continuada;
5.    - Diversidade de recursos;
6.    - Continuidade e cristalização dos processos de aprendizagem;
7.    - Aplicação das aprendizagens na vida;
8.    - Educação corporativa com maior autonomia organizativa e de recursos;
9.    - Dedicação plena dos instrutores;
10. - Investigação sobre a própria prática educativa;
11. - Despertar o desejo de saber;
12. - Desenvolver atitudes e clima positivo;
13. - Conhecimento de métodos e estratégias para o desenvolvimento de habilidades mentais;
14. - Autonomia a partir da assimilação de métodos e técnicas de estudo e de aprendizagem;
15. - Formação de habilidades básicas e competências de alto nível de abstração e complexidade;
16. - Trabalho com tecnologia de informação e comunicação.
17. - Educação preventiva que ilumine o fracasso da educação corporativa;
18. - Plano de desenvolvimento dos talentos de cada um;
19. - Educação corporativa como lugar de pesquisa;
20. - Antecipação dos problemas;
21. - Abertura às influências positivas;
22. - Formação permanente;
23. - Dedicação e estabilidade docente;
24. - Projetos educativos compartilhados;
25. - Centros universitários influenciando na educação corporativa;
26. - Atuar junto à administração no sentido de viabilizar os encontros;
27. - Subsidiar os docentes com informações e conhecimentos atuais, sobre temas complexos;
28.  - Estimular o desenvolvimento das experiências e seu compartilhamento com o grupo.

O supervisor dessa forma contribui para que a educação corporativa possa a ser sistematizadora do conhecimento adquirido, devendo garantir a produção de conhecimento mais elaborado, aproveitando todas as experiências adquiridas. 

Essa mudança pretendida somente acontecerá se houver condições facilitadoras, com uma liderança efetiva, capaz de liberar a energia latente e congregar esforços individuais, articulando-os em torno de uma proposta comum dentro da educação corporativa. 

O supervisor pedagógico, por conta de sua posição estratégica, pode e deve ser o elemento adequado para realizar esse trabalho de formação continuada na educação corporativa, comprometendo-se com uma mudança significativa e eficiente.  

Portanto, compete ao supervisor pedagógico o desenvolvimento de um clima de camaradagem e cooperação, respeito pelo trabalho de cada um e a valorização das experiências desenvolvidas na educação corporativa.

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Carlos Felipe
educacional.contato@gmail.com

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