Pedagogo:
supervisor pedagógico da educação corporativa
O pedagogo empresarial
como supervisor pedagógico na educação corporativa trabalha para alcançar
aspectos estruturais e sistêmicos da educação.
A supervisão pedagógica, então,
supõe a supervisão dos processos pedagógicos na educação corporativa, remetendo
a uma perspectiva de movimento permanente.
Ressaltamos, dessa forma, que todo
serviço pedagógico é também educativo.
A premissa básica do trabalho se
supervisão pedagógica é na formação continuada dos colaboradores e equipes de
gestores, como atores do processo ensino e aprendizagem.
Objetivos
do Supervisor Pedagógico na Educação Corporativa
Os objetivos específicos
da supervisão na educação corporativa é o processo de ensino-aprendizagem e,
desta forma inclui:
1. Currículo
2. Programas
3. Planejamento
4. Métodos de ensino
5. Avaliação
Ações
do supervisor pedagógico na Educação Corporativa
Nesses processos
observamos os procedimentos da supervisão pedagógica buscando a integração e
orientação, através de pesquisas e troca de conhecimentos.
As especificidades
da ação do Supervisor Pedagógico são:
a)
Assumir a liderança técnico-pedagógica;
b)
Pauta-se pelo desenvolvimento de ações democráticas;
c)
Produção e articulação da crítica entre contexto, teoria e prática educativa;
d)
Construção de caminhos de aproximação, negociação, diálogo e troca entre os
colaboradores na educação corporativa;
e)
Assunção da formação como processo contínuo;
f)
Parceria político-pedagógica com gestores e colaboradores.
g)
Constitui um somatório de esforços e ações com sentido de promover a melhoria
do processo ensino-aprendizagem.
h)
Possuir uma dimensão dinâmica, com potencial de eficácia à longo prazo,
promovendo o desempenho dos profissionais envolvidos no processo educacional.
Supervisor
pedagógico como pesquisador
A educação corporativa
também é um espaço de pesquisa e que devemos aproveitar seus objetos para
reconstruí-los à luz dos fundamentos teóricos.
Dessa forma, a supervisão
pedagógica também incorpora a coordenação de pesquisa que, de algum modo, são
suscitados pelos problemas do cotidiano, acabando por envolver estudos
sistematizados.
Tal supervisão tem o compromisso de garantir a qualidade do
ensino, da educação, da formação humana das organizações. Seu compromisso é a
garantia da qualidade da formação humana que se processa na educação
corporativa.
A supervisão pedagógica
como responsável pela qualidade do processo de humanização do homem, através da
educação, precisa formar outros compromissos ultrapassando as especificidades
do espaço escolar, assumindo também seu potencial nas diversas organizações.
Seu compromisso é avançar em um trabalho pedagógico de qualidade, garantindo
conteúdos emancipatórios, além de comprometer-se com a administração da
educação, pois esta concretiza as direções traçadas pelas políticas educacionais
da educação corporativa.
A supervisão pedagógica tem sido tratada como uma
função e, como tal, de forma depreciativa e reducionista face a sua imensa
responsabilidade no sistema educacional em diversas instituições.
O trabalho do
supervisor pedagógico não pode ser entendido somente como uma função, muito
pelo contrário, é um trabalho de gestão da educação, de tomada de decisões com
o diretor da organização e demais profissionais.
O pedagogo como
supervisor, é concebido como orientador da formação humana na organização,
conduz a uma compreensão sobre a formação dos profissionais da educação em uma
perspectiva mais ampla, e a estratégia entendida como caminho possível é o
diálogo.
O diálogo constitui o caminho para efetiva participação que
possibilitará construções e decisões coletivas, para que se encontre novos
rumos, projetos, políticas, nova gestão do conhecimento e do trabalho no
sentido emancipador.
O objeto específico da
supervisão é o processo ensino aprendizagem e, desta forma podemos dizer que
inclui: atuação no desenvolvimento de currículo e programas, incluindo um
planejamento que tenha relação com a realidade vivida, assim como estratégias
que vão contribuir para melhor aprendizagem, provocando a assunção de critérios
mais fidedignos no momento de avaliação.
Podemos afirmar que o objetivo
específico da ação supervisora é: estabelecer parceria com a equipe docente da
educação corporativa para desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.
O pedagogo ainda, dentro da educação corporativa reforça constantemente a
construção da identidade da supervisão pedagógica e sua importância nos
diversos projetos dentro da organização.
O
foco do supervisor pedagógico na Educação Corporativa
É necessário que o
profissional da supervisão esteja consciente de seu papel, refletindo
constantemente sobre seu foco de atuação: a qualificação da ação educativa.
O
trabalho do supervisor ganha um maior significado quando construído em
conjunto, traçando, metas comuns, na construção diária, relacionando pedagógico
e administrativo dentro da educação corporativa.
A supervisão tem uma grande
responsabilidade na coordenação do processo de ensino-aprendizagem, que
juntamente com o restante da equipe deve ter maturidade, sensibilidade, um bom
referencial teórico e firmeza para conduzir o trabalho junto ao grupo.
É de
fundamental importância que o supervisor se relacione com o grupo estabelecendo
uma relação de confiança.
Assim, o supervisor pedagógico
da educação corporativa se tornou o responsável também pelo acompanhamento da
prática educativa dos professores da educação corporativa, devendo oferecer
orientação e assistência nas dificuldades enfrentadas no cotidiano das
atividades, mantendo sempre um relacionamento próximo, um ambiente de
colaboração e respeito mútuo.
Essa orientação e assistência só produzirão o
efeito desejado quando voltada para o desenvolvimento profissional dos
instrutores, assim como a construção da sua autonomia.
O
supervisor pedagógico: formação permanente dentro da Educação Corporativa
Nesse processo o
supervisor pedagógico tem a função de elaborar projetos de formação continuada,
três elementos são fundamentais:
1. A
necessidade de analisar as carências formativas dos professores;
2. A
necessidade de elaborar um plano geral de formação permanente;
3. A
necessidade de liderar, acompanhar e continuar a formação.
O supervisor pedagógico
visando atender a esses elementos fundamentais precisa elaborar um programa de
aprendizagens permanentes da educação corporativa, alguns pontos interligados
contribuirão para atender ao projeto principal são eles:
1. -
Renovação da educação;
2. -
Avanço para um paradigma cognitivo-social;
3. -
Ensinar a pensar para aprender a aprender;
4. -
Necessidade de formação continuada;
5. -
Diversidade de recursos;
6. -
Continuidade e cristalização dos processos de aprendizagem;
7. -
Aplicação das aprendizagens na vida;
8. -
Educação corporativa com maior autonomia organizativa e de recursos;
9. -
Dedicação plena dos instrutores;
10. - Investigação sobre a própria prática
educativa;
11. - Despertar o desejo de saber;
12. - Desenvolver atitudes e clima positivo;
13. - Conhecimento de métodos e estratégias
para o desenvolvimento de habilidades mentais;
14. - Autonomia a partir da assimilação de
métodos e técnicas de estudo e de aprendizagem;
15. - Formação de habilidades básicas e
competências de alto nível de abstração e complexidade;
16. - Trabalho com tecnologia de informação e
comunicação.
17. - Educação preventiva que ilumine o
fracasso da educação corporativa;
18. - Plano de desenvolvimento dos talentos de
cada um;
19. - Educação corporativa como lugar de
pesquisa;
20. - Antecipação dos problemas;
21. - Abertura às influências positivas;
22. - Formação permanente;
23. - Dedicação e estabilidade docente;
24. - Projetos educativos compartilhados;
25. - Centros universitários influenciando na
educação corporativa;
26. - Atuar junto à administração no sentido
de viabilizar os encontros;
27. - Subsidiar os docentes com informações e
conhecimentos atuais, sobre temas complexos;
28. - Estimular o desenvolvimento das
experiências e seu compartilhamento com o grupo.
O supervisor dessa forma
contribui para que a educação corporativa possa a ser sistematizadora do
conhecimento adquirido, devendo garantir a produção de conhecimento mais
elaborado, aproveitando todas as experiências adquiridas.
Essa mudança
pretendida somente acontecerá se houver condições facilitadoras, com uma
liderança efetiva, capaz de liberar a energia latente e congregar esforços
individuais, articulando-os em torno de uma proposta comum dentro da educação
corporativa.
O supervisor pedagógico, por conta de sua posição estratégica,
pode e deve ser o elemento adequado para realizar esse trabalho de formação
continuada na educação corporativa, comprometendo-se com uma mudança
significativa e eficiente.
Portanto,
compete ao supervisor pedagógico o desenvolvimento de um clima de camaradagem e
cooperação, respeito pelo trabalho de cada um e a valorização das experiências
desenvolvidas na educação corporativa.
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Carlos Felipe
educacional.contato@gmail.com
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