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A importância da pedagogia para a sociedade atual

Qual a importância da pedagogia para a sociedade atual?

Para Román Pérez (2005, p.19), a sociedade do conhecimento reclama a reformulação da escola, pois o modelo de uma educação reprodutora, centrada em conteúdos e disciplinas, que ainda existe, serviu aos ideais e exigências da primeira e da segunda revolução industrial, mas não atende às demandas do momento atual.



A nova escola precisa reaprender a ser e descobrir-se como criadora de conhecimento.

Dentro desta perspectiva, afirmamos que as crianças podem aprender e os jovens igualmente, e os adultos, também, e as instituições educacionais, inclusive.

E quem não aprende, envelhece, e psicologicamente morre por inadaptação a estes tempos de transformações profundas. (Román Pérez, 2005 p. 35)

Qual a importância das organizações na sociedade atual?

Com relação às empresas, os esforços são inúmeros para enfrentar esse mercado instável, que oscila entre as altas e baixas das bolsas de valores, sobreviver às crises econômicas e ao desaparecimento de impérios consolidados.

Antigas e novas organizações precisam aprender a aprender. Não há mais espaço para factoides e propagandas enganosas, só espaço para a constituição ética de uma nova forma de competir e de se estabelecer.

Drucker enfatiza que o futuro das organizações e nações dependem, cada vez mais, de sua capacidade de aprender coletiva e comprovadamente dos trabalhadores do conhecimento.

O valor que estes indivíduos passam a ter para as empresas ao assegurar que a sociedade do conhecimento é uma sociedade de aprendizagem, que depende para seu bem-estar econômico e para sua inovação da capacidade de aprender dos trabalhadores.

Entre 2007 e 2008, cerca de 95% das melhores empresas adotaram algum modelo de educação corporativa para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores (Você S.A./ Exame, 2008, p.19).

O crescimento das ações educacionais direcionadas ao trabalhador se deve ao fato de as empresas compreenderem que aprender é o grande diferencial do mercado.

Como Senge (2004, p.38) mesmo afirma, as organizações que realmente terão sucesso no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis da organização.

Não basta a empresa desembolsar recursos, é preciso comprometimento verdadeiro com a aprendizagem do trabalhador.


Qual é o papel do pedagogo no contexto de uma educação corporativa nas empresas?




Talvez um novo estado de consciência esteja permitindo às organizações entenderem que o treinamento, com suas especificidades, já não é mais suficiente para que elas enfrentem os dilemas desta sociedade tão complexa.

Dentro desse contexto o pedagogo empresarial se desta pela sua especificidade e qualidade técnica para solucionar, através de ações pedagógicas, as demandas da assim chamada sociedade do conhecimento.

Meister (1999) destaca, claramente, sete pontos que diferem o treinamento da educação corporativa: local, conteúdo, metodologia, público-alvo, corpo docente, frequência e meta.

Na verdade, ao situar estes diferenciais, o que ela pretende mostrar é que a educação corporativa pode ocorrer em qualquer lugar, aplicando conteúdos que desenvolvam competências direcionadas aos objetivos da organização.

Nesse sentido, hoje nas organizações contemporâneas inseridas na sociedade do conhecimento, a necessidade de mudança é uma certeza e uma precondição para o sucesso.

Sendo assim, a tarefa do pedagogo empresarial envolve guiar as organizações através de mudanças significativas por meio da educação corporativa em conjunto de ações educacionais coerentes para atingir os objetivos estratégicos empresariais.


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Referencias

DRUCKER, Peter. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1994.

EXAME VOCÊ S/A. 150 melhores empresas para você trabalhar. s/a. 12ª ed. São Paulo: Abril, 2008.

MEISTER, Jeanne C. Educação Corporativa. São Paulo: Makron Books, 1999.
ROMÁN PÉRES, M. Sociedad del conocimiento y refundación de la escuela desde el aula. Sevilla: EOS, 2005.


SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 16. Ed. São Paulo: Best Seller. 2004.

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