Qual a importância da
pedagogia para a sociedade atual?
Para Román Pérez (2005, p.19), a sociedade do conhecimento
reclama a reformulação da escola, pois o modelo de uma educação reprodutora,
centrada em conteúdos e disciplinas, que ainda existe, serviu aos ideais e
exigências da primeira e da segunda revolução industrial, mas não atende às
demandas do momento atual.
A nova escola precisa reaprender a ser e descobrir-se como
criadora de conhecimento.
Dentro desta perspectiva, afirmamos que as crianças podem
aprender e os jovens igualmente, e os adultos, também, e as instituições
educacionais, inclusive.
E quem não aprende, envelhece, e psicologicamente morre por
inadaptação a estes tempos de transformações profundas. (Román Pérez, 2005 p.
35)
Qual a importância
das organizações na sociedade atual?
Com relação às empresas, os esforços são inúmeros para
enfrentar esse mercado instável, que oscila entre as altas e baixas das bolsas
de valores, sobreviver às crises econômicas e ao desaparecimento de impérios
consolidados.
Antigas e novas organizações precisam aprender a aprender.
Não há mais espaço para factoides e propagandas enganosas, só espaço para a
constituição ética de uma nova forma de competir e de se estabelecer.
Drucker enfatiza que o futuro das organizações e nações
dependem, cada vez mais, de sua capacidade de aprender coletiva e
comprovadamente dos trabalhadores do conhecimento.
O valor que estes indivíduos passam a ter para as empresas
ao assegurar que a sociedade do conhecimento é uma sociedade de aprendizagem,
que depende para seu bem-estar econômico e para sua inovação da capacidade de
aprender dos trabalhadores.
Entre 2007 e 2008, cerca de 95% das melhores empresas
adotaram algum modelo de educação corporativa para apoiar o desenvolvimento
pessoal e profissional de seus colaboradores (Você S.A./ Exame, 2008, p.19).
O crescimento das ações educacionais direcionadas ao
trabalhador se deve ao fato de as empresas compreenderem que aprender é o
grande diferencial do mercado.
Como Senge (2004, p.38) mesmo afirma, as organizações que
realmente terão sucesso no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar
nas pessoas comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis da
organização.
Não basta a empresa desembolsar recursos, é preciso
comprometimento verdadeiro com a aprendizagem do trabalhador.
Qual é o papel do pedagogo
no contexto de uma educação corporativa nas empresas?
Talvez um novo estado de consciência esteja permitindo às
organizações entenderem que o treinamento, com suas especificidades, já não é
mais suficiente para que elas enfrentem os dilemas desta sociedade tão
complexa.
Dentro desse contexto o pedagogo empresarial se desta pela
sua especificidade e qualidade técnica para solucionar, através de ações
pedagógicas, as demandas da assim chamada sociedade do conhecimento.
Meister (1999) destaca, claramente, sete pontos que diferem
o treinamento da educação corporativa: local, conteúdo, metodologia,
público-alvo, corpo docente, frequência e meta.
Na verdade, ao situar estes diferenciais, o que ela pretende
mostrar é que a educação corporativa pode ocorrer em qualquer lugar, aplicando
conteúdos que desenvolvam competências direcionadas aos objetivos da
organização.
Nesse sentido, hoje nas organizações contemporâneas
inseridas na sociedade do conhecimento, a necessidade de mudança é uma certeza
e uma precondição para o sucesso.
Sendo assim, a tarefa do pedagogo empresarial envolve guiar
as organizações através de mudanças significativas por meio da educação
corporativa em conjunto de ações educacionais coerentes para atingir os
objetivos estratégicos empresariais.
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Referencias
DRUCKER,
Peter. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1994.
EXAME VOCÊ S/A. 150
melhores empresas para você trabalhar. s/a. 12ª ed. São Paulo: Abril, 2008.
MEISTER, Jeanne C. Educação
Corporativa. São Paulo: Makron Books, 1999.
ROMÁN PÉRES, M.
Sociedad del conocimiento y refundación de la escuela desde el aula. Sevilla:
EOS, 2005.
SENGE, Peter. A quinta disciplina: arte e prática da
organização que aprende. 16.
Ed. São Paulo: Best Seller. 2004.
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